Evento acadêmico

Quarta, às 17h: grupos da Face promovem seminário internacional sobre economia popular e solidária

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Economia Popular (Colmeia) e o Laboratório de Estudos em Urbanização, Planejamento e Outras Economias (Urbano), em parceria com a plataforma Exploring Economics, vão realizar na próxima quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021, às 17h, o seminário internacional Economia popular e solidária e a atual crise latino-americana. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Colmeia no YouTube.

O grupo Colmeia surgiu em 2014 como iniciativa de estudantes da Faculdade de Ciências Econômicas. Seus projetos de extensão apoiam iniciativas da economia popular, especialmente em seus processos de comercialização.

A plataforma de e-learning de acesso aberto Exploring Economics ajuda estudantes a enxergar a economia internacional de forma interdisciplinar e pluralista e trabalhar para transformá-la em um sistema mais sustentável socialmente.

A programação do seminário prevê a participação dos professores Genauto de França Filho, da Universidade Federal da Bahia, Ruth Muñoz, da Universidade Nacional de General Sarmiento, e da presidente da Associação Banco Comunitário Popular de Maricá (Banco Mumbuca), Natalia Sciammarella. A mediação ficará a cargo da professora Sibelle Diniz, coordenadora do Colmeia.

Sobre os convidados
Professora e pesquisadora na Universidade Nacional de General Sarmiento (UNGS), em Buenos Aires, Ruth Muñoz é coordenadora técnica do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Associativismo e Economia Social da  Argentina. Ela é pós-graduada em desenvolvimento local, mestre em Economia Social e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires.

Professor da Escola de Administração da UFBA e pesquisador do CNPq, Genauto de França Filho é doutor em Sociologia pela Universidade de Paris VIII e mestre em Administração pela UFBA. Ele coordena a Incubadora Tecnologia de Economia Solidária e Gestão e Desenvolvimento Territorial.

Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos e Programas Sociais (Ucam), Natalia Sciammarella preside a Associação Banco Comunitário Popular de Maricá (Banco Mumbuca), no Rio de Janeiro. Também atua como subcoordenadora de gestão do Instituto Palmas de Desenvolvimento e Economia Solidária.

Sibelle Diniz é doutora em Economia pela UFMG e trabalha com ênfase em economia popular e solidária, economia social e economia da cultura.

As inscrições para o evento podem ser feitas por meio deste formulário. Serão emitidos certificados. Outras informações estão disponíveis no site do Colmeia

Descrição Imagem
Feira de economia popular e solidária promovida na Face pelo Colmeia antes da pandemia Mariana Rodovalho | Colmeia