Evento acadêmico

Quarta, às 21h: pesquisador aborda conexões de Frankenstein com a visão clássica dos monstros

O professor Jesse Weiner, da área de Estudos Clássicos no Hamilton College (EUA), fará palestra nesta quarta, 1º de junho, no campus Pampulha, sobre as conexões de Frankenstein, personagem criado por Mary Shelley, com a visão clássica da transformação de um ser em monstro. A apresentação, que terá início às 21h, com tradução para o português, será na sala B4012 do CAD2.

Weiner é um dos editores do livro Frankenstein and its classics: The modern Prometheus from Antiquity to science fiction (2018). Um trecho de seu capítulo na obra indica o foco da palestra, em razão das ligações entre temas filosóficos e artísticos: "O que faz de um monstro um monstro continua sendo uma questão relevante, e particularmente pertinente a Frankenstein e suas tradições. Monstros são pesadelos para Lineu: ontologicamente liminares, eles se recusam a participar da ordem classificatória das coisas. Monstros são marcadores de diferença radicalizada, alteridades que transgridem normas culturalmente específicas de biologia, gênero, sexualidade, raça, ética e estética. Parecem ter nascido contrários à natureza: mas não são contrários à natureza. Varrão afirma que um presságio não surge contrário à natureza, mas contra o que se entende que seja a natureza”.

Os estudos de Jesse Weiner abrangem poemas épicos e dramas gregos e latinos e, especialmente, as muitas maneiras pelas quais a antiguidade clássica continua a ensinar à modernidade. Weiner lecionou Estudos Clássicos nas universidades Wesleyan, de Long Beach e de Irvine (onde cursou o doutorado), todas nos Estados Unidos. Trabalhou também como consultor de Latim para filmes de Hollywood.

O encontro terá como debatedores o professor Walter Menon, coordenador do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG, e o mestrando em Filosofia André Mynssen. A atividade integra a série UFMG Noturna, vinculada ao curso de História da Filosofia Antiga I, do curso de Filosofia, oferecida neste semestre letivo, no período noturno, pela professora Maria Cecilia de Miranda Nogueira Coelho.

Descrição Imagem
O personagem de Mary Shelley inspirou obras no cinema Hammer Filmes | Divulgação

31 de maio a 1 de junho de 2022

CAD 2 – sala B4012