Evento acadêmico

Quarta, às 21h: Sócrates como ‘enigma’ será assunto de palestra de professor da Filosofia

Ver cartaz do evento >

O professor Olimar Flores-Júnior, da Faculdade de Letras da UFMG, vai abordar, em palestra na próxima semana, Sócrates como "enigma". A apresentação será na quarta-feira, 26 de abril de 2023, às 21h, na sala 412B do CAD2, no campus Pampulha.

Olimar leciona língua e literatura gregas na graduação e na pós-graduação. Na palestra Ainda o ‘enigma’ Sócrates, apoiada na leitura de passagens colhidas em fontes antigas – tanto entre autores contemporâneos do filósofo, sobretudo Aristófanes, Xenofonte e Platão, quanto em autores tardios como Cícero ou Diógenes Laércio –, ele vai apresentar de modo introdutório o caráter “enigmático” e paradoxal dessa figura que, “como fenômeno essencialmente literário, é um ponto de inflexão maior na história da filosofia e do pensamento ocidental”. O encontro será mediado pelo mestrando em Filosofia André Mynssen.

Olimar Flores-Júnior é mestre em Filosofia pela UFMG e doutor em História da Filosofia pela Universidade Paris IV – Sorbonne (França). Atua no Centro Jean Pépin, unidade de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, na França). É membro do Neam (Núcleo de Estudos Antigos e Medievais) da UFMG, que coordenou durante dez anos (2010-2020), e do Programa de Estudos em Filosofia Antiga da UFRJ (Pragma). Suas pesquisas se concentram nas tradições socráticas, notadamente no cinismo antigo, tema acerca do qual tem publicado regularmente em veículos especializados do Brasil e do exterior; publicou recentemente o livro La vie facile. Une lecture du cynisme ancien (Vrin, 2021).

O evento, aberto ao público, é promovido pelo projeto de extensão UFMG noturna, que oferece a um público amplo aulas abertas relacionadas aos temas das disciplinas conduzidas pela professora Maria Cecília de Miranda Coelho. As mesas temáticas abrigam diálogo interdisciplinar entre Letras, Filosofia e Histórias Antigas e ampliam o leque de atividades para os alunos do turno da noite. Neste semestre, a atividade está ligada à disciplina História da Filosofia Antiga I, do curso de graduação em Filosofia.

Nas palestras presenciais, não é necessário fazer inscrição prévia. Os assinantes da lista de presença recebem certificado de participação.

Descrição Imagem
Estátua de Sócrates, na Academia de Atenas Foto: Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)

21 a 26 de abril de 2023

CAD 2 – campus Pampulha