Evento acadêmico

Quinta, 20: webinário abre série sobre 'conhecimento para um mundo melhor'

As crises da humanidade, nos diversos campos, e os possíveis caminhos de saída vão ocupar as conversas da série de webinários Desafios do conhecimento para um mundo melhor, que terá início nesta quinta, 20, às 19h. A iniciativa é do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG. Serão 17 encontros temáticos, sempre em perspectiva transdisciplinar.

O tema do primeiro encontro será Cidades, e participarão os professores Carlos Antônio Leite Brandão, da Escola de Arquitetura, e Heloisa Soares de Moura Costa, do Instituto de Geociências (IGC), ambos da UFMG.

De acordo com os organizadores, os inúmeros avanços tecnológicos iniciados no século 20 abriram diversas perspectivas para uma nova era na humanidade. Contudo, com os benefícios gerados pelas tecnologias, vieram grandes desafios, como o consumismo desenfreado, a destruição da natureza, a circulação de fake news e os seus impactos negativos nas democracias, o agravamento do desemprego e das desigualdades e o surgimento de novas rupturas entre países e indivíduos.

A ideia é que as conversas suscitem reflexões sobre as potenciais saídas para as crises por que passa a humanidade. “Novas formas de convivência, de educação, bem como melhores esquemas de representação política, de garantia efetiva das liberdades e de direitos e novos modelos de organização econômica são essenciais na busca de um desenvolvimento harmônico e que vise ao bem comum”, destacam os organizadores.

A série será aberta pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, pelo diretor do IEAT, Estevam Las Casas, e pelo professor Francisco Cesar de Sá Barreto, reitor na gestão 1998-2002. Ambos coordenam a iniciativa, juntamente com a professora Patrícia Franca-Huchet, da Escola de Belas Artes (EBA).

A transmissão dos webinários será feita ao vivo pelo canal do IEAT no YouTube, sempre às quintas-feiras, às 19h. Serão concedidos certificados de participação aos que se inscreverem no dia do evento.

Descrição Imagem
Um dos desafios globais é desigualdade que marca metrópoles como São Paulo 32xsp.org.br