Evento cultural

Quinta, às 14h: fórum discute transversalidade da cultura

Ver cartaz do evento >

A Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) dá continuidade, nesta quinta-feira, 24 de junho de 2021, ao Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura, com debate sobre Transversalidade da cultura: ensino, pesquisa, extensão e política estudantil. O encontro terá início às 14h e será transmitido pela plataforma Zoom (com limite máximo de 100 participantes) e pelo canal da DAC no YouTube.

O ciclo foi concebido com o propósito de discutir ações e metas que aprimorem e ampliem a articulação entre ensino, pesquisa, extensão e política estudantil no campo da cultura. A conversa será conduzida pelo diretor de Ação Cultural, Fernando Mencarelli, e pela diretora-adjunta, Mônica Ribeiro. Eles receberão as pró-reitoras de Graduação, Benigna Oliveira, e de Extensão, Claudia Mayorga, o pró-reitor adjunto de Pesquisa, André Massensini, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Vago, e a coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Luiza Dantas.
 
As inscrições estão abertas para a comunidade acadêmica e podem ser feitas no site da reunião. A organização sugere que membros da comunidade, mesmo aqueles que não puderem participar do evento, preencham formulário com sugestões sobre a temática abordada.
 
O ciclo
Os Fóruns UFMG de Cultura foram iniciados em 2014 pela DAC como espaços públicos de diálogo sobre temas importantes para a afirmação e promoção do direito à cultura na Universidade. Em 2021, os debates, em formato virtual, vão subsidiar as políticas acadêmicas e a construção do Plano de Cultura UFMG 2023-2028. A programação está disponível na página do Mapa da cultura, onde é possível se inscrever para todos os encontros.

As sugestões reunidas no ciclo vão se juntar aos resultados da pesquisa do mapeamento cultural em andamento na UFMG para o aperfeiçoamento da política para o setor. O processo se apoia na participação democrática dos membros da comunidade, na descentralização da gestão da política, na valorização da diversidade e na inserção plena da cultura no projeto institucional.

Descrição Imagem
Apresentação do projeto Quarta Doze e Trinta na Praça de Serviços antes da pandemia Augusto Lacerda | UFMG