Evento acadêmico

Quinta, às 17h: aula virtual aborda 'Os nazistas em Capitão América'

Ver cartaz do evento >

Nesta quinta-feira, 13 de agosto de 2020, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Autoritarismo e Totalitarismo (Nepat) e o Museu do Holocausto de Curitiba realizam a aula virtual Os nazistas em Capitão América, às 17h, na plataforma Zoom, com transmissão ao vivo na página do Museu no Facebook. As inscrições podem ser feitas no Sympla.

No evento, as coordenadoras do Nepat, Anna Viana, mestranda em História na UFMG, e Maria Visconti, doutoranda em História na UFMG, abordarão o ocultismo e mitologia na produção cinematográfica. 

Maria Visconti conta que a parceria surgiu após o coordenador do Museu do Holocausto em Curitiba, professor Carlos Reiss, assistir a uma live promovida pelo Nepat sobre os nazistas em Capitão América. “Ele entrou em contato conosco para transformarmos esse conteúdo em uma aula virtual. Adaptamos o conteúdo e focaremos mais no aspecto do misticismo e do ocultismo do filme, já que na live tratamos mais da relação entre Estados Unidos e Alemanha e da propaganda de guerra”, conta. Para acessar a live, clique aqui.

A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados em obter certificado devem se inscrever previamente, mas também é possível acompanhar a transmissão nas páginas do Facebook do Nepat e do Museu.

Dúvidas podem ser enviadas para as redes sociais do Museu ou para o e-mail contato@museudoholocausto.org.br. 

Sobre o Nepat
Maria Visconti conta que o Núcleo é uma iniciativa de mulheres estudantes que surgiu da movimentação de alunas de graduação e pós-graduação em História da UFMG. “Nosso núcleo começou como um grupo de estudos e expandiu suas atividades. No ano passado, fizemos um evento sobre os 80 anos da Segunda Guerra Mundial, que marcou o lançamento do nosso projeto. Tínhamos muitos planos para 2020, queríamos fazer um minicurso, leituras abertas, palestras com professores, mas com a pandemia isso não foi possível e resolvemos então desenvolver atividades virtuais", informa.

As ações do núcleo podem ser acompanhadas pelas redes sociais do grupo: instagram, twitter e facebook. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail nepat.ufmg@gmail.com e estão disponíveis neste site.