Evento cultural

Sábado, às 11h: Bruno Viveiros, da Fafich, lança livro sobre região de Venda Nova

O historiador Bruno Viveiros Martins, vinculado ao Projeto República da UFMG, vai lançar no próximo sábado, dia 27, o livro Venda Nova, que integra a Coleção BH – A cidade de cada um, da Conceito Editorial. O evento será na livraria Ouvidor (Rua Fernandes Tourinho, 253, Savassi), com início às 11h.

Nascido no São João Batista, um dos muitos bairros de Venda Nova, Bruno conta, no volume, histórias de lugares, personagens e episódios da região, que tem mais de 300 anos de existência. “Queria entender, por exemplo, como  um arraial do século 18 foi incorporado a Belo Horizonte, fundada há pouco mais de 120 anos”, diz o pesquisador.

Bruno Viveiros diz que é como se o livro tivesse dois narradores: o historiador e o cidadão criado na região. Ele explica que Venda Nova é muito mais que uma região incrustada na periferia de Belo Horizonte e que contar sua história é uma forma de combater o estigma que acompanha a imagem do lugar, supostamente marcado pela exclusão social. “Venda Nova também é aquilo que falam a seu respeito em discursos literários, narrativas de memória, livros de história, programas de rádio e televisão, páginas policiais dos jornais pinga-sangue, sites na internet e postagens  e mensagens nas redes sociais e grupos de conversa”, ressalta.

Doutor em História pela UFMG, Bruno Viveiros é pesquisador do Projeto República: Núcleo de pesquisa, documentação e memória, sediado na Fafich, e professor do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte. Escreveu Som imaginário: a reinvenção da cidade nas canções do Clube da Esquina (Editora UFMG), lançado em 2009. É produtor e apresentador do programa Decantando a República, da Rádio UFMG Educativa (104,5 FM).

Descrição Imagem
Venda de Antônio Monteiro Filho Lara, inaugurada em 1946, na praça da Matriz de Venda Nova Acervo Centro Cultural Venda Nova

23 a 27 de novembro de 2021

Livraria Ouvidor, rua Fernandes Tourinho, 253