Evento cultural

[Cancelado] Sarandeiros retorna aos palcos na 47ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

[As quatro apresentações foram canceladas em razão do recrudescimento da pandemia de covid-19 em Belo Horizonte. Leia mais]

O Grupo Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG), vai retornar aos palcos com o espetáculo Nos passos do Grupo Sarandeiros, inspirado em livro homônimo de autoria de Gustavo Côrtes e Petrônio Alves.

As apresentações serão nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro de 2022, no Teatro Raul Belém Machado, e no dia 9 de fevereiro, no Teatro Centro Cultural Unimed-BH Minas Tênis Clube. O espetáculo, que integra a programação da 47ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança 2022, marca o retorno do Sarandeiros aos palcos. Desde 2020, as atividades da companhia foram interrompidas devido à pandemia do novo coronavírus. As entradas podem ser adquiridas no site da campanha, a R$ 20.

Compromisso
A montagem refaz o caminho percorrido pelo Sarandeiros nos últimos 20 anos e destaca a relação entre a pesquisa acadêmica, o fazer artístico e o compromisso ético do grupo com o folclore, com a cultura popular e com as danças tradicionais. Com 40 artistas em cena, o espetáculo revisita as obras Aquarela brasileira (1998), Profano e sagrado (1999), Memórias de meio milênio (2001), Dança Brasil (2003), Gerais de Minas (2005) e Quebranto (2007).

História
O Sarandeiros surgiu em 1980, com o nome de Grupo de Dança Experimental da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), . Coordenado então pelas professoras Vera Soares e Marilene Lima, o projeto era direcionado aos estudantes do curso de Educação Física. Em 1987, recebeu a denominação atual.

As duas professoras se aposentaram em 1995, e o grupo retomou os trabalhos dois anos depois, após a chegada do professor Gustavo Côrtes, que, com novas ideias e propostas, abriu as atividades do Sarandeiros para pessoas de fora da Universidade, transformando-o em um grande projeto de extensão universitária.

Desde então, o trabalho assumiu diferentes perspectivas. Sem perder seu caráter acadêmico e extensionista, o grupo ampliou sua atuação na cena artística e cultural.

(Com Assessoria de Comunicação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional)

Descrição Imagem
O espetáculo 'Gerais de Minas', apresentando em 2005, marcou as comemorações dos 25 anos da fundação do grupo Grupo Sarandeiros | UFMG

14 de janeiro a 9 de fevereiro de 2022