Evento cultural

Semana Nacional de Museus terá arte ambiental e arqueologia brasileira no MHNJB

Ver cartaz do evento >

De 16 a 21 de maio de 2022, o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) participa da 20ª Semana Nacional de Museus. O tema desta edição é O poder dos museus, e sua programação inclui atividades presenciais e remotas, como visitas mediadas, minicursos, estante temática na biblioteca e live sobre arte ambiental.

O objetivo do evento é mobilizar os museus de todo o país a fazer convergir suas programações para um mesmo tema. Assim, museus e profissionais são convidados a criar, imaginar e compartilhar ações destinadas a fortalecer o diálogo com os seus públicos e territórios.

Ambiente e arqueologia
Na segunda-feira, 16, às 19h, a semana será iniciada com um colóquio virtual, cujo tema é Arte ambiental — poéticas da natureza. A live, que será transmitida pelo canal do museu no YouTube, consiste em uma breve apresentação histórica de artistas e suas obras relacionadas à arte ambiental. A condução estará a cargo do professor Fabrício Fernandino, do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG.

Nos dias 17, 18 e 20, sempre das 13h30 às 16h, o público poderá visitar e interagir com a Estante temática: um panorama sobre a pesquisa em arqueologia brasileira. Montada na biblioteca do museu, a estante apresenta as principais publicações que sintetizam a arqueologia brasileira. São obras referenciais da área que, por vezes, funcionam como manuais para a compreensão do panorama das pesquisas realizadas no país, desde as primeiras, no século 19.

Minicursos gratuitos
As inscrições para dois minicursos gratuitos serão abertas no dia 11 de maio e deverão ser feitas no site do Museu. Com vagas limitadas e ofertado remotamente no dia 20, das 14h às 17h, o minicurso Arqueologia: conhecimento e profissão será destinado a estudantes do ensino médio. O professor Carlos Magno Guimarães e a arqueóloga Camila Fernandes de Morais abordarão a arqueologia como área do conhecimento.

O minicurso Fotografia e arqueologia será realizado no dia 21, das 14h às 18h. Destinado ao público com idade acima de 15 anos, vai apresentar as potencialidades artísticas da fotografia por meio de uma visão técnica. É recomendável que o participante tenha câmera com regulagem manual de ISO, abertura do diafragma e velocidade do obturador para realização da parte prática do minicurso. As atividades teóricas e práticas serão conduzidas por Camila Fernandes de Morais e Geraldo Pereira Morais Jr.

Visitas mediadas
No dia 19 de maio, das 9h às 11h30, será realizada a visita mediada Rota de paisagem e memória: o museu do Beco, organizada para mostrar um espaço construído pelas memórias dos moradores da comunidade vizinha que se autodenomina Beco, que surgiu antes da criação do museu. Durante uma caminhada pela área, será apresentado ao público um dos resultados do projeto Paisagem e memória no MHNJB, que evidenciou o papel do museu na cidade de Belo Horizonte e no cotidiano de seus moradores.

Outra visita, Trilhando no museu, está programada para sábado, dia 21, das 10h às 12h. Os participantes farão um passeio por trilha na mata e uma oficina com plantio de mudas, destinada a todos os públicos. As inscrições para os dois eventos, de vagas limitadas, estarão abertas a partir do dia 11, quarta-feira, no valor de R$ 5. O pagamento deve ser feito por boleto.

Também no dia 21, das 18h às 21h, no encerramento da programação, será realizada mais uma sessão do projeto Lua cheia no horto. As vagas já estão esgotadas, mas novas inscrições serão abertas no dia 1º de junho. A programação inclui caminhada noturna na mata, com a apreciação de aspectos ambientais e informações sobre animais noturnos, entre outras atividades.

Orientações
Para as atividades presenciais, o museu recomenda que cada pessoa leve seu lanche e sua garrafa de água, pois a cantina estará fechada, e os bebedouros só operarão para reabastecer os recipientes. O uso de máscara permanece obrigatório nos espaços da UFMG. Durante a visitação, deverão ser observadas medidas individuais de segurança, como higienização frequente das mãos e manutenção de distância de segurança das demais pessoas.

Mais informações estão disponíveis no perfil do MHNJB no Instagram ou em seu site.

Descrição Imagem
Caminhada noturna, visitas mediadas e minicursos gratuitos são algumas das atividades ofertadas pelo MHNJB na Semana Nacional de Museus 'Lua cheia no Horto' | Divulgação

Evento: 20ª Semana Nacional de Museus
Data: de 16 a 21 de maio de 2022