Evento cultural

Seminário aborda a influência italiana no desenvolvimento de Minas

De 6 a 10 de outubro de 2020, será realizado o 10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais, com o tema A influência italiana no desenvolvimento, na cultura e nos esportes em Minas Gerais e transmissão ao vivo pelo canal do evento no YouTube. No total, serão 14 atividades, com mesas, apresentação de trabalhos acadêmicos e não acadêmicos, vídeos, debates e conferência. Para a emissão de certificados, é necessário que o interessado se inscreva na plataforma Sympla.

“Nossa expectativa é alcançar públicos diversos de acordo com as áreas de interesse, da amplitude e da multidisciplinaridade dos temas abortados”, destaca o coordenador acadêmico do seminário e professor do Departamento de Sociologia da UFMG, Dimitri Fazito.

Temas variados que abrangem praticamente todas as regiões do estado são destaques da programação, que conta ainda com a participação de representantes do governo e de universidades italianas. “Neste ano, com a edição virtual, tivemos a possibilidade de contemplar todas as regiões do estado e de áreas que receberam muitos migrantes italianos”, comenta a coordenadora geral do evento, Giusi Zamana, integrante da Associação Ponte entre Culturas.

Programação internacional
As sessões internacionais abordam temas das relações bilaterais e de cooperação entre Minas e a Itália em âmbito cultural, acadêmico, artístico, comercial e econômico. Também serão debatidas questões relacionadas com experiências e práticas de sucesso made in Italy para o desenvolvimento local sustentável por meio de pequenas e médias empresas, da agricultura familiar e do agroturismo.

Com o tema A Itália no mundo e em Minas Gerais, a sessão de abertura contará com a participação da vice-ministra das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (Maeci), Marina Sereni, e do secretário-geral do Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (CGIE), Michele Schiavone.

Homenagem
A identidade visual do evento é uma criação do artista plástico italiano, radicado no Brasil, Guido Boletti, em homenagem ao jornalista, escritor e poeta Gianni Rodari, no ano em que se comemora o centenário de seu nascimento. Celebrando o universo criativo e a liberdade expressiva de sua obra, o 10º Seminário deseja lembrar um dos mais importantes autores de literatura infanto-juvenil e poeta italiano do século 20.

O seminário é uma atividade de extensão da UFMG e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promovido em parceria com a Associação Cultural Ponte entre Culturas e o CGIE, entidade pública que reúne e representa os cidadãos italianos residentes no exterior.

Realizado desde 2005, o encontro tem o objetivo de valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural associado à influência italiana no estado e promover intercâmbios culturais, turísticos e comerciais para fortalecer os laços entre Minas Gerais e Itália.

A programação completa está disponível neste link. Para mais informações, siga o evento nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.

Descrição Imagem
Programação apresenta vídeos, mesas e debates sobre as raízes italianas em Minas Gerais Kátia Lombardi