Evento acadêmico

Seminário na Escola de Arquitetura celebra 100 anos de obra icônica de Le Corbusier

Nos dias 16 e 17 de novembro de 2023 (quinta e sexta-feira), a Escola de Arquitetura recebe pesquisadores estrangeiros e brasileiros para discorrer sobre os 100 anos da publicação do livro Vers une architecture (Por uma arquitetura), de Le Corbusier, reconhecido como um dos mais importantes do movimento moderno em arquitetura, segundo o diretor da escola, professor Maurício Campomori.

Lançado em 1923, o livro é um manifesto composto com base em reunião de crônicas publicadas nos anos anteriores, na Revista francesa L'Esprit Nouveau, cujas repercussões e perspectivas serão debatidas entre os participantes.

O evento, que ocorrerá no auditório da Escola de Arquitetura, no formato de mesas-redondas, nos períodos da manhã e da tarde, é voltado para o público acadêmico de pós-graduação e de graduação em arquitetura e urbanismo e à comunidade externa à UFMG.

As apresentações realizadas durante o evento serão reunidas em livro a ser lançado pelo da Escola de Arquitetura.

Acompanhe a programação:

16/11, às 9h – Abertura

9h30 – História/crítica – Anta Tostões (Docomomo/Universidade de Lisboa), Carlos A. Fereira Martins (Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), Denise Marques Bahia (Pontifícia Universidade Católica de Minas)

14h30- Cidade – (Margareth S. Pereira (Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Luciaina Saboia (Universidade de Brasília), Rita Velloso (Escola de Arqutitetura/UFMG).

17/11- 9h30- Projeto – Horácio Torrent (PUC Chile), Natahalia Cantergiani (Cantergiani +Kunze Arquitetos/Porto Alegre-RS), Carlos Alberto B. Maciel (Escola de Arquitetura/UFMG)

14h30- Prospecções – Guilherme Wisnik (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP), Laurent Troost (Troost+Pessoa Architects/Manaus-AM), Mauricio Campomori (Escola de Arquitetura/UFMG)

Descrição Imagem
Charles-Édouard Jeanneret, conhecido como Le Corbusier, autor de 'Vers une architecture' Foto: Wikipidia| Domínio Público