Político-administrativo

Seminário virtual discute, nesta segunda, desafios impostos à extensão pela Covid-19

Pró-reitores de extensão, professores e pesquisadores de universidades públicas do país vão participar nesta segunda-feira, dia 15, do I Seminário Coex – os desafios da extensão universitária a partir da Covid-19, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da TV da Universidade de Brasília (UnB).

O seminário será aberto, às 8h30, pelo presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, pela coordenadora do Colégio de Pró-reitores de Extensão das Instituições Federais de Ensino Superior (Coex), Olgamir Amancia Ferreira, e pela presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Brasileiras (Forproex), Adriana Marmori Lima.

Afirmação
Apesar das necessárias medidas de isolamento social, a extensão universitária tem sido uma das principais frentes de enfrentamento ao novo coronavírus. Esse panorama será discutido na mesa Pandemia: afirmação dos princípios da extensão, a partir das 10h15, com mediação da pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga.

A mesa terá como palestrantes o coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília (UnB), Volnei Garrafa, e a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sandra de Deus, com sistematização da pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Flavi Ferreira Lisboa.

Segundo Claudia Mayorga, o encontro será uma ótima oportunidade de debater a implementação dos princípios da extensão e a atuação nas comunidades em meio às atuais implicações sanitárias, econômicas e sociais. “Nosso desafio é fazer que a extensão se reinvente e siga contribuindo com a formação de estudantes, transformação das comunidades, inclusão social e democratização do acesso à informação, de modo a combater as históricas vulnerabilidades sociais agravadas em um contexto de pandemia", afirma.

Ao longo do dia, também serão discutidos temas como a politização em meio à pandemia, questões acadêmicas que envolvem a extensão e inserção curricular e atividades remotas. A programação do seminário está disponível na página da Pró-reitoria de Extensão da UFMG.

(Com Assessoria de Comunicação da Proex)

Descrição Imagem
Voluntária do projeto de extensão Face Educa, que prepara gratuitamente para o Enem, e passou a ministrar aulas on-line durante a pandemia Reprodução / TV UFMG