Evento acadêmico

Série 'Bibliografia viva' homenageia Miguel Arroyo, criador da Escola Plural

Ver cartaz do evento >

A terceira temporada da série Bibliografia viva homenageia, em seu quarto episódio, o professor Miguel Gonzáles Arroyo. O programa vai ao ar pelo canal da Faculdade de Educação da UFMG (FaE) no YouTube na terça-feira, 27 de junho de 2023, às 19h.

Miguel Arroyo nasceu em 1935, no povoado de Sotillo de la Ribeira, na Espanha. Perseguido pela ditadura Franco, chegou ao Brasil no fim da década de 1950. Ele foi membro da diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped) de 1990 a 1995, secretário adjunto de Educação de Belo Horizonte e assessor de inúmeros movimentos sociais. Professor titular aposentado e emérito da UFMG, Arroyo acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país.

A roda de conversa será conduzida pelos professores Luciano Mendes de Faria Filho, da UFMG, e Marcus Vinícius Fonseca, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Os convidados são Lucinha Alvarez, da UFMG, Paulo Carrano, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mônica Molina, da Universidade de Brasília (UnB), e Ana Lucia Mathias, da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Defensor da educação integral
Miguel Arroyo é um grande defensor da educação integral e de uma pedagogia que dialogue com a realidade dos sujeitos da educação, especialmente aqueles pertencentes às classes trabalhadoras. Para ele, a educação não se confunde com a escola, cujo papel, em sua opinião, vai além do desenvolvimento de habilidades como ler e escrever.

Entre os livros que publicou estão Educador em diálogo com nosso tempo (2011), Currículo, território em disputa (2014), Vidas, outros sujeitos, outras pedagogias (2017), Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres (2017) e Ameaçadas exigências – respostas éticas da educação e da docência (2019).

Em sua atuação pública como secretário adjunto de Educação de Belo Horizonte, Miguel Arroyo elaborou e coordenou a implementação da proposta político-pedagógica da Escola Plural, projeto que trouxe nova organização aos tempos e espaços escolares e modificou processos e procedimentos didático-pedagógicos. A Escola Plural é um marco na valorização dos sujeitos da educação, considerados em suas diversidades.

Arroyo é formado em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política pela UFMG, doutor em Educação pela Stanford University, nos Estados Unidos, e desenvolveu estudos pós-doutorais na Universidade Complutense de Madri, na Espanha.

A série
Resultado de parceria entre a UFMG e a Ufop, a série Bibliografia viva mobiliza o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, o Portal de Livros Abertos da FaE, o Grupo Didaktikè, o Programa Ações Afirmativas e o Setor Audiovisual da FaE, todos da UFMG, e o grupo Geraes, que desenvolve pesquisas no âmbito do Departamento de Educação da Ufop.

Vários intelectuais já foram homenageados nas duas primeiras temporadas da série, cujos episódios estão disponíveis. A participação nas sessões rende certificado, que pode ser baixado por meio de link enviado durante os debates.

Atualizações sobre o projeto estão disponíveis em seu perfil no Instagram.

Descrição Imagem
Arroyo acompanha propostas educacionais em várias redes estaduais e municipais do país Foto: Prefeitura Barreiras