Setembro amarelo: congresso abordará estresse, depressão e ansiedade no meio acadêmico
O 1º Congresso brasileiro: Setembro Amarelo nas pesquisas científicas, organizado pela professora Amanda Maria Sena, do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da UFMG, promoverá uma ampla reflexão sobre estresse, ansiedade, depressão e suicídio no meio acadêmico e na sociedade. O evento será realizado de 17 a 19 de setembro de 2020, com transmissão no canal Setembro Amarelo no YouTube. Dezenove palestrantes vão relacionar os transtornos comportamentais com suas áreas de pesquisa.
O evento contemplará temas sobre saúde mental, em perspectiva científica, educativa, preventiva e motivacional. As palestras ressaltarão a importância de reconhecer os sinais e sintomas que ocorrem nos mais diversos sistemas orgânicos, decorrentes de estresse e alterações comportamentais, possibilitando assim que o participante que se identifique ou que conheça alguém nessa situação procure ou recomende ajuda profissional.
“Nesse período de isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, estabeleceu-se uma nova rotina tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral, de forma que muitos indivíduos estão sendo afetados com estresse emocional e transtornos psicossomáticos. Esse evento propiciará condições para que os participantes entendam como essas alterações ocorrem e como e onde procurar ajuda. Também vai prover informações sobre práticas do dia a dia para combater a ansiedade e melhorar a qualidade de vida”, explica Amanda Sena.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site Doity, onde a programação do evento também está disponível. Inscritos que participarem de ao menos 70% das palestras receberão certificado.