Sexta, às 10h: aula inaugural da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFMG
O professor dinamarquês Thomas Gammeltoft-Hansen, especialista em migração e direitos de refugiados, ministra nesta sexta-feira, 8 de janeiro de 2021, a aula inaugural da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, à qual a UFMG aderiu no ano passado. A conferência, em inglês (com tradução simultânea), será transmitida pelo canal da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) no YouTube, a partir das 10h. A aula é aberta ao público e dispensa inscrição antecipada.
Gammeltoft-Hansen é docente na Universidade de Copenhague e professor honorário da Universidade de Aarhus, ambas na Dinamarca. Ele já atuou no Conselho de Apelação para Refugiados em seu país, é especialista em questões de asilo e imigração e presta assessoria para organizações internacionais, governos e ONGs.
Na aula inaugural desta sexta, ele tratará da constituição do refúgio como campo de estudos e sua relação com a busca pela efetivação de direitos de populações forçosamente deslocadas nacional e internacionalmente.
A Cátedra
A Cátedra Sérgio Vieira de Mello foi criada em 2003 pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Organizada em rede, visa promover ações com o objetivo de garantir e ampliar o acesso de refugiados a direitos e serviços no Brasil. A Cátedra conta com a adesão de cerca de 30 instituições brasileiras, entre quais a UFMG.
“É uma satisfação para a UFMG integrar a Cátedra Sérgio Vieira de Mello em razão do que ela representa e da contribuição que trará para a ampliação do alcance da política de direitos humanos em desenvolvimento na Universidade”, afirmou a reitora Sandra Regina Goulart Almeida em setembro do ano passado, por ocasião do anúncio da incorporação da Universidade à rede.