Sexta, às 10h30: SBPC Minas debate impacto dos cortes do FNDCT na produção científica
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida será uma das debatedoras da roda de conversa organizada pela SBPC Minas para discutir os efeitos do corte de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) na ciência brasileira. O evento será realizado nesta sexta-feira, dia 15 de outubro de 2021, a partir das 10h30, com transmissão pelo canal da entidade no YouTube.
Além da reitora da UFMG, participam da conversa o diretor da Fiocruz Minas, Roberto Sena Rocha, o presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, e a vice-presidente da Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG), Stella Gontijo. A moderação será feita pela secretária da SBPC Minas, Cristiana Brito, pelo secretário adjunto da entidade, Pedro Camargo, e pela conselheira Andréa Macedo.
O tema do bate-papo é o corte de R$ 600 milhões do FNCT, que seria usado, em sua maior parte, para financiar a chamada universal, o edital mais tradicional da ciência brasileira, suspenso desde 2018 por falta de recursos.