Oportunidades

Sexta, às 14h: Inova UFMG lança edital para selecionar empreendimentos de base tecnológica

Ver cartaz do evento >

Nesta sexta-feira, 1º, às 14h, a Incubadora de Empresas da UFMG (Inova) lançará um edital para recebimento de propostas de incubação. A chamada será tornada pública em evento no auditório 104 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2).Interessados em participar deve retirar – gratuitamente – ingresso na plataforma Sympla.

São elegíveis propostas de empreendimentos de base tecnológica em qualquer área do conhecimento que tenham vínculo com capital intelectual ou tecnologias da UFMG, além de propostas que visem o desenvolvimento de produtos, processos e serviços. O edital marca os 20 anos de atuação da Inova; no período, mais de 80 empresas foram graduadas na incubadora, com impacto em mais de 200 alunos.

O evento de lançamento do edital será aberto pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida. O lançamento, propriamente, ocorrerá às 16h30. Ele será precedido por dois painéis de discussões.

Painéis
No primeiro painel vão se encontrar representantes dos principais apoiadores institucionais do Inova UFMG, como Paulo Sérgio Lacerda Beirão, presidente da Fapemig, Marco Crocco, CEO do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), Maria Duarte, gestora do Centro de Escalonamento de Tecnologias e Modelagem de Negócios (Escalab) da UFMG e José Renato Carvalho Gomes, chefe do escritório do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em Minas Gerais.

No segundo, às 15h, serão debatidos o ecossistema de empreendedorismo da UFMG e os desafios de se empreender no ambiente acadêmico. Dele participam: o vice-reitor da UFMG, Alessandro Moreira, que é professor da Escola de Engenharia, Pedro Emboava, da Superintendência de Inovação Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sede) do governo de Minas, André Barreto, da Wetlands Construídos, Felipe Faria, da gestora de fundos de investimento Fundepar, Eduardo Emrich, da Biominas Brasil, e Marcos Knösel, da FCJ Venture Builder.

A mediação dessa segunda mesa, que une especialistas a casos de empresas graduadas na Inova, será feita por Gilberto Medeiros, diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT). “Queremos mobilizar a comunidade da UFMG, destacando que papers, patentes, conhecimentos práticos são importantes, mas eles também são o principal insumo para empreendimentos de alta densidade tecnológica”, destaca Medeiros.

Descrição Imagem
Fachada do prédio da incubadora de empresas da UFMG no campus Pampulha Foto: Arquivo Inova