Sexta, às 18h30: cinema francês reúne especialistas do Brasil e do exterior
Nesta sexta, 21 de maio de 2021, encerra-se o ciclo Encontros no outono – anoitecer com cinefilia e cultura francesa. Pesquisadores do Brasil e do exterior vão abordar a figura heroica do gângster no film noir francês, uma obra recente sobre o mito de Orfeu e importante documentário sobre a música popular brasileira.
O evento terá início às 18h30, na plataforma Zoo, e as inscrições, gratuitas, poderão ser feitas até duas horas antes.
O professor Martin Winkler, da George Mason University (EUA), considerado um dos mais importantes especialistas em cinema e estudos clássicos no mundo, fará, em inglês, a apresentação The gangster as tragic hero ou Une certaine tendance américaine du cinéma français (uma versão em português será compartilhada com os participantes).
Júlia Batista Castilho de Avellar, egressa da UFMG, professora de Letras na Universidade Federal de Uberlândia e latinista premiada, vai abordar elementos clássicos e releitura das heroínas mitológicas de Ovídio no filme Portrait de la jeune fille en feu, de Céline Sciamma.
O poeta, crítico e professor da Faculdade de Letras da UFMG Sérgio Alcides fará a exposição Saravah: visão francesa da MPB. A moderação estará a cargo de Lilia Lustosa de Oliveira, professora da Université de Lausanne na área de história e estética do cinema.
Os Encontros no outono são promovidos pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação da UFMG e pelas unidades da Aliança Francesa em Brasília e em Belo Horizonte. Participantes que preencherem a lista de presença receberão certificado. Mais informações podem ser solicitadas em contato com deltos@gmail.com.