Evento acadêmico

Sexta, às 19h: Elen de Medeiros, da Fale, fará palestra sobre o trágico em Nelson Rodrigues

O trágico no teatro em Nelson Rodrigues será abordado em palestra da professora Elen de Medeiros, da Faculdade de Letras (Fale), nesta sexta, 21 de outubro de 2022, em mais uma edição do projeto UFMG noturna. Elen vai tomar como referência a peça Senhora dos afogados, releitura do mito de Electra. O evento terá início às 19h, na sala 407 do CAD 2, com acesso gratuito, também para o público externo à UFMG.

Professora da área de Literatura e outras artes na Fale, Elen de Medeiros comenta que a dramaturgia de Nelson Rodrigues tem suscitado debates sob diferentes perspectivas, o que, segundo ela, sugere a complexidade desse teatro e as múltiplas possibilidades de interpretá-lo. Em livro recente (Formulações do trágico no teatro de Nelson Rodrigues, Editora UFMG, 2022), Elen analisou as estruturas de cinco peças — Senhora dos afogados, Álbum de família, Anjo negro, A falecida e Beijo no asfalto — para revelar como Nelson elabora sua ideia particular de trágico. “Na palestra, vou partir da confluência de elementos da tragédia e da comédia e do uso de uma noção moderna de trágico para mostrar como Nelson Rodrigues elabora sua tragédia moderna, com foco em Senhora dos afogados", conta a professora.

Elen de Medeiros tem mestrado e doutorado em Teoria e História Literária pela Unicamp, ambos sobre a obra dramatúrgica de Nelson Rodrigues. Realizou pesquisas de pós-doutorado na USP e na Université Sorbonne Nouvelle (França) sobre dramaturgia brasileira moderna e contemporânea e teoria do drama, temas de suas investigações mais recentes.

UFMG noturna é atividade mensal que atende sobretudo aos estudantes do período noturno, mas é aberta a todos os interessados. Neste semestre, ela está ligada à disciplina optativa Tópicos em Filosofia Antiga: As tragédias sobre Electra (e Medeia) – considerações filosóficas sobre filicídio e matricídio, do Departamento de Filosofia da Fafich, ministrada por Maria Cecília Coelho. A atividade vale certificado para os participantes que não são alunos regulares da disciplina.

Descrição Imagem
Nelson Rodrigues: teatro complexo, com múltiplas possibilidades de interpretação Foto: Carlos Moskovics (c. 1949)