Evento acadêmico

Sexta, às 19h: Encontro on-line sobre a mulher na Grécia Antiga encerra semestre da série ‘UFMG noturna’

As figuras e o estatuto da mulher na Grécia Antiga serão tratados nesta sexta-feira, 9 de dezembro de 2022, no último encontro da série UFMG noturna em 2022. A atividade será on-line, gratuita e aberta ao público geral. Deve-se fazer inscrição prévia.

Na exposição A importância feminina no oikos: aspectos políticos e econômicos, a professora Priscila Gontijo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vai apresentar debates historiográficos recentes sobre a cidadania das mulheres atenienses e demonstrar, com base no corpus dos oradores áticos, a importância da figura feminina para a economia do oikos (casa, família) e a política da pólis. A ideia é problematizar o significado de participação política e o protagonismo econômico das mulheres no mundo antigo.

Márcia Ribeiro, professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na apresentação Entre Helenas e Espartas: em busca de novas histórias, vai abordar aspectos da revisão historiográfica em curso sobre a cidade de Esparta, retratada tantas vezes como uma pólis atípica. Esparta aparece não mais como um acampamento militar de guerreiros ávidos por luta e de mulheres diferentes das demais gregas, liberadas sexualmente e praticantes de esporte. Das novas perguntas e dos novos modelos interpretativos, da revisitação aos textos escritos e das pesquisas arqueológicas, surge uma nova história – singular e plural –como a de todas as cidades gregas antigas.

As convidadas
Márcia Cristina Lacerda Ribeiro é professora de História Antiga e do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Uneb. Tem doutorado em Ciências Sociais pela USP, com a tese Representações da cidade na tragédia grega: entre o espaço construído e o espaço concebido (2015). Realizou estágio pós-doutoral em Arqueologia Clássica, com a pesquisa Esparta katà kómas: expansão e organização territorial no Peloponeso (VIII a.C – V a.C.), no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. É pesquisadora do Labeca – Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga, da USP, e do Núcleo de História Social e Práticas de Ensino, da Uneb.

Priscilla Gontijo Leite é professora de História Antiga do Departamento de História, do mestrado profissional e do programa de pós-graduação em História da UFPB. É licenciada em História e mestre pela UFMG e doutora em Mundo Antigo pela Universidade de Coimbra (Portugal), onde obteve summa cum laude. Tem interesse nos temas democracia ateniense, religião grega, retórica ática. Participa dos grupos de pesquisas Rhetor – Grupo de Estudos de Retórica e Oratória Antiga e Democracia: discursos gregos, desafios atuais. Integra o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e participa de diversas entidades de suas áreas de estudo. Publicou os livros Ética e retórica forense: asebeia e hybris na caracterização dos adversários em Demóstenes (2013) e Religião e jogos de poder: o contra mídias de Demóstenes (2017).

'UFMG noturna'
A atividade mensal, iniciada em 2019, visa atender aos estudantes do período noturno, mas é aberta a todos os interessados. Neste semestre, está ligada à disciplina optativa Tópicos em Filosofia Antiga: As tragédias sobre Electra (e Medeia) - considerações filosóficas sobre filicídio e matricídio, do Departamento de Filosofia da UFMG, ministrada pela professora Maria Cecília Coelho.

Descrição Imagem
Helena de Troia: encontro on-line porá em evidência figuras femininas da Grécia Antiga Imagem: obra de Evelyn de Morgan (1898) / Domínio público