Evento acadêmico

Sexta, às 21h: Parmênides, Górgias e Platão serão tema de palestra presencial e virtual

Temas epistemológicos e ontológicos em Parmênides, Górgias e Platão, autores da filosofia grega antiga, serão abordados pela doutoranda Daniela Brinati Furtado em palestra nesta sexta, 8 de julho de 2022, a partir das  21h, no CAD 2 (sala B4012), campus Pampulha.

Famoso pelo seu Poema filosófico, Parmênides deixou o legado da busca por um caminho (de onde vem a ideia de método) correto para o conhecimento verdadeiro e questões lógicas, teológicas e metodológicas de que se ocupariam Platão e Górgias.

Em um segundo momento, a pesquisadora falará de seu período de estágio doutoral na Grécia, entre abril e junho deste ano, sob a supervisão da platonista Sylvana Chrysakopoulou, da Universidade de Ioannina. Ela vai explicar em que medida sua estada nessa instituição e na Escola Francesa de Atenas, bem como o trabalho na Gennadius Library, Academy of Athens Library e Center for Hellenic Studies of Harvard at Nafplion influenciaram seu projeto de pesquisa.

A palestra será uma sessão especial do projeto UFMG noturna, em comemoração ao dia da pesquisadora e do pesquisador (8 de julho de 1948 é a data de fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC). O projeto integra a disciplina História da Filosofia Antiga I.

Daniela Brinati Furtado é bacharel, licenciada e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista do CNPq, na iniciação científica, e da Capes, no mestrado, sob orientação de Fábio Fortes. Hoje cursa o doutorado no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG, com bolsa da Capes, sob orientação de Maria Cecília de M. N. Coelho, e desenvolve projeto sobre obras de Górgias (Tratado do não serElogio de Helena e Defesa de Palamedes) e de Platão (Parmênides e Sofista).

A atividade é destinada sobretudo à turma da disciplina, mas será aberta também ao público geral. A sessão de sexta-feira poderá ser assistida presencial ou virtualmente (via Zoom, com inscrições por formulário).

Descrição Imagem
Daniela Brinati, em apresentação de trabalho na Universidade Ioninna (Grécia) Acervo pessoal

'UFMG noturna' especial
εί ἔστι <τι> (se é algo): Os (des)caminhos de uma pesquisa sobre Górgias, Platão e Parmênides