Sexta, às 21h: Parmênides, Górgias e Platão serão tema de palestra presencial e virtual
Temas epistemológicos e ontológicos em Parmênides, Górgias e Platão, autores da filosofia grega antiga, serão abordados pela doutoranda Daniela Brinati Furtado em palestra nesta sexta, 8 de julho de 2022, a partir das 21h, no CAD 2 (sala B4012), campus Pampulha.
Famoso pelo seu Poema filosófico, Parmênides deixou o legado da busca por um caminho (de onde vem a ideia de método) correto para o conhecimento verdadeiro e questões lógicas, teológicas e metodológicas de que se ocupariam Platão e Górgias.
Em um segundo momento, a pesquisadora falará de seu período de estágio doutoral na Grécia, entre abril e junho deste ano, sob a supervisão da platonista Sylvana Chrysakopoulou, da Universidade de Ioannina. Ela vai explicar em que medida sua estada nessa instituição e na Escola Francesa de Atenas, bem como o trabalho na Gennadius Library, Academy of Athens Library e Center for Hellenic Studies of Harvard at Nafplion influenciaram seu projeto de pesquisa.
A palestra será uma sessão especial do projeto UFMG noturna, em comemoração ao dia da pesquisadora e do pesquisador (8 de julho de 1948 é a data de fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC). O projeto integra a disciplina História da Filosofia Antiga I.
Daniela Brinati Furtado é bacharel, licenciada e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista do CNPq, na iniciação científica, e da Capes, no mestrado, sob orientação de Fábio Fortes. Hoje cursa o doutorado no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG, com bolsa da Capes, sob orientação de Maria Cecília de M. N. Coelho, e desenvolve projeto sobre obras de Górgias (Tratado do não ser, Elogio de Helena e Defesa de Palamedes) e de Platão (Parmênides e Sofista).
A atividade é destinada sobretudo à turma da disciplina, mas será aberta também ao público geral. A sessão de sexta-feira poderá ser assistida presencial ou virtualmente (via Zoom, com inscrições por formulário).