Evento acadêmico

Sexta, às 21h: Recepção cristã do neoplatonismo será tema de palestra da série 'UFMG noturna'

A recepção cristã do neoplatonismo será abordada pelo professor Cícero Bezerra, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em palestra na próxima sexta, dia 11 de fevereiro de 2022, às 21h, via Zoom.

Neoplatonismo é um termo usado, no geral, segundo o professor, para caracterizar as ideias filosóficas oriundas das interpretações do pensamento de Platão feitas por Plotino (205-270 d.C) e compiladas sob o título de Enéadas. “Trata-se de uma categoria historiográfica moderna, originada nos estudos do alemão Jacob Brucker (1696-1777). Em sua obra Historia critica philosophiae (1742-1767), Brucker distinguiu, por meio de uma classificação, o platonismo, o médio-platonismo e seitas ecléticas oriundas de Alexandria que, posteriormente, passaram a ser chamadas de neoplatonismo”, explica Cícero Bezerra.

Sobre a palestra da próxima sexta – Do revelado ao desconhecido: a recepção do neoplatonismo e suas consequências para a história da filosofia –, Cícero afirma que o objetivo é “mostrar como o pensamento de Plotino influenciou, de modo decisivo, autores cristãos durante a chamada idade média, o renascimento e mantém sua importância para filósofos contemporâneos”.

Doutor em Filosofia pela Universidad de Salamanca (Espanha), Cícero Bezerra tem vinculações com a Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto, ambas em Portugal. Integra, desde 2005, a gestão da Sociedade Ibero-Americana de Estudos Neoplatônicos e é membro da Société Internationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale. Cícero coordena os estudos sobre o neoplatonismo no âmbito da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof). Além de artigos e livros sobre filosofia antiga e medieval, ele escreveu, em coautoria, ‘Im’possíveis ‘trans’posições: ensaios sobre filosofia, literatura e cinema e, ainda, volumes que tratam da obra de Clarice Lispector.

A palestra integra a série UFMG noturna, promovida pela professora Maria Cecilia Coelho no âmbito da disciplina História da Filosofia Antiga II, da graduação em Filosofia da UFMG.

As inscrições devem ser feitas até as 18h do dia 11, em formulário específico.

Descrição Imagem
Plotino (no centro) é personagem da obra 'Escola de Atenas', do italiano Rafael Sanzio, produzida em 1509-10 Domínio público