Simpósio internacional promove diálogos entre arqueologia, história, literatura e filosofia
De 9 a 11 de novembro de 2020, especialistas de Brasil, Grécia, Argentina, Estados Unidos e outros países vão participar do 9º Simpósio Lendo, vendo e ouvindo o passado. O evento será integralmente on-line, e a participação é franqueada ao público geral. Diálogos entre arqueologia, história, literatura e filosofia serão o eixo orientador das exposições e debates.
As apresentações terão como temas, entre outros, projetos de escavação arqueológica na Grécia, estética de inscrições rupestres, poesia grega do século 20, origens da filosofia grega, o papel das imagens, estudos em egiptologia e o cinema do russo Sergei Eisenstein. Participarão do simpósio diversos integrantes do projeto Tocando o passado, que organizou viagens, cursos e escavações na Grécia, reunindo estudantes da UFMG, de áreas diversas.
Coordenado pela professora Maria Cecília Miranda Coelho, do Departamento de Filosofia da UFMG, o simpósio, bienal, foi realizado pela primeira vez em 2004. A programação e outras informações estão no site do evento.