Evento acadêmico

Simpósio reúne pesquisadores para tratar do conceito de metamorfose e da obra-prima de Ovídio

De 30 de maio a 1º de junho de 2022, será realizado o 10º Simpósio Lendo, vendo e ouvindo o passado: ‘Metamorfoses’ e metamorfoses. A atividade é gratuita, on-line (via plataforma Zoom) e aberta ao público, mediante inscrição prévia.

Quarenta e seis professores do Brasil e do exterior (34 palestrantes e 12 moderadores) e 15 monitores (estudantes de graduação e pós-graduação voluntários) estarão reunidos para abordar a obra Metamorfoses, de Ovídio, uma das mais importantes da literatura clássica, e também o conceito de metamorfose e seus correlatos: movimento, mudança, mutação e transformação, entre outros. O objetivo do simpósio é discutir esse conceito em sentido amplo e interdisciplinar – na filosofia, história, tradução, recepção da literatura posterior, arqueologia –, desde a Antiguidade até o mundo atual.

O  simpósio terá mesas-redondas nos turnos da manhã, tarde e noite, com carga horária total de 25 horas (os participantes receberão certificado). O evento é organizado por professores dos cursos de Letras e Filosofia, em parceria da UFMG com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU): os latinistas Sandra Bianchet, da Faculdade de Letras da UFMG, Rodrigo Gonçalves, da Universidade Federal do Paraná, pesquisador de pós-doutorado na Fale, e Julia Avellar, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), egressa da Fale, e os filósofos Rubens Sobrinho, da UFU, egresso da pós-graduação em Filosofia da UFMG, e Maria Cecilia Coelho, do Departamento de Filosofia da Fafich-UFMG, coordenadora geral do encontro.

Segundo Cecilia, o simpósio contribui, a um só tempo, para a regionalização e a internacionalização do debate e é realizado em parceria com universidades do interior onde haja egressos da UFMG. São abordados temas variados, com o objetivo de "rever, reler e repensar o passado, com atenção a questões relacionadas aos estudos da recepção da tradição greco-romana na atualidade".

Descrição Imagem
Detalhe de 'Apolo e Dafne', escultura de G.L. Bernini: ninfa é metamorfoseada em loureiro Galeria Borghese (Itália) | Domínio público