Evento cultural

Solidez e fluidez se juntam em escultura exposta no Centro Cultural

Como trazer para um corpo rígido o que é fluido? Como transformar uma matéria sólida em corpo fluido? Essas são indagações que orientaram o trabalho da artista plástica Yurika Renan Morais, autora da escultura Harmonia sólida em canção líquida, exposta no Centro Cultural UFMG, até 4 de fevereiro de 2024, no âmbito do projeto Escultura no Centro.

Segundo a artista, a obra é resultado de "um processo de escuta, transformação e modelagem das personalizadas em aconchego". O metal traz consigo a dureza, que se opõe à leveza da forma, propriedades que se encontram na maleabilidade do material, gerando, em sua construção, uma matéria escultórica fluida. "Em meio a todos os processos de acertos e desacordos, a matéria vai se aconchegando, e a escultura se torna uma harmonia sólida, exibindo melodias visuais em suas curvas", analisa Yurika.

O projeto Escultura no Centro contempla trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A curadoria é do professor e artista Fabrício Fernandino. A classificação é livre.

A artista
Yurika Renan Morais é nascida e criada em Belo Horizonte, onde desenvolveu interesse e habilidades nas mais diversas formas de expressão artística. Ela estuda Artes Visuais na UFMG, onde se dedica à escultura em pedra-sabão, escultura em metal, cerâmica e fotografia digital, explorando, por meio dessas técnicas, as formas fluidas e os processos de descobertas psíquicas e identitárias que habitam o corpo humano.

Descrição Imagem
Na escultura, a dureza do metal se opõe à leveza da forma Imagem: divulgação

Exposição Harmonia sólida em canção líquida, de Yurika Renan Morais

Visitação: até 04/02/2024