Tradutora da ‘Metafísica’, de Aristóteles, Vivianne Castilho fará palestra on-line na sexta, 13
A filósofa e professora Vivianne de Castilho Moreira, tradutora da Metafísica, de Aristóteles, fará palestra on-line nesta sexta, 13 de dezembro, a partir das 19h, como convidada do projeto de extensão UFMG noturna.
Vivianne leciona e pesquisa na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é membro da Associação Latino-americana de Filosofia Antiga (Alfa). Ela tem publicações diversas, no Brasil e no exterior, sobre Aristóteles e sobre Leibniz, e traduziu a Metafísica (Vozes, 2024) recentemente, do original em grego.
Na palestra, intitulada A ciência maximamente universal e suas implicações em Aristóteles, a professora percorrerá os 14 livros que integram a obra do filósofo grego, mas se concentrará na consideração dos aspectos favoráveis e contrários à pretensão de empreender uma ciência maximamente universal e nos livros V e XII. Ela vai abordar a noção de οὐσία (substância) e seu papel na constituição da ciência em exame, bem como alguns dos conceitos centrais estruturantes dessa ciência.
As inscrições devem ser feitas até 20h da quinta-feira, 12, por meio de formulário específico.
O UFMG noturna é direcionado às disciplinas de História da Filosofia Antiga I e II, mas aberto ao público geral. As atividades mensais propiciam um diálogo interdisciplinar entre a Filosofia e áreas afins, como Letras, Arqueologia, Teatro e História. Os palestrantes são professores da UFMG e, eventualmente, de outras universidades do Brasil e do exterior. O projeto de extensão é coordenado pela professora Maria Cecília Coelho, do Departamento de Filosofia da Fafich.