Evento cultural

Turma da EBA encena espetáculo inspirado no teatro de feira

Ver cartaz do evento >

Inspirado no teatro de feira, o espetáculo Teatro à venda: comédias populares, montado por estudantes da disciplina Prática de Criação Cênica A, do curso de Teatro da Escola de Belas Artes (EBA), estreia nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro de 2022, às 10h30, na Casa Funarte Liberdade – arena externa do prédio Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade.

Um grupo de 16 artistas precisa vender seu trabalho para viver. O grupo apresenta suas cenas como “amostras grátis”. Se o público gostar, poderá, ao fim da apresentação, fazer contato com a trupe para comprar performances. Mas, antes disso, poderá oferecer alguma contribuição em dinheiro ao grupo.

Combate a preconceitos que atravessam o tempo
A composição das cenas é inspirada em quatro comédias do brasileiro Martins Pena, que viveu no século 19: Judas em sábado de Aleluia, A família e a festa na roça, O caixeiro da taverna e O usurário. “Ressaltamos questões culturais e sociais brasileiras que precisam ser abordadas e combatidas, como o patriarcado, o machismo, o racismo, a homofobia, a transfobia, a aporofobia, o autoritarismo e preconceitos ainda existentes na relação com a cultura e a arte da cena popular”, afirmam os realizadores do espetáculo no texto de apresentação.

A encenação traz uma barraca de feira cenográfica, de aparência modesta, na qual são apresentadas as cenas. Valoriza-se o jogo da atuação nas composições cênicas, buscando, ainda segundo o texto, "maior inventividade junto a elementos grotescos, mascareiros, farsescos, contemplando a arte da cena popular em expressões brasileiras e da mineiridade".

A montagem foi orientada pela professora Bya Braga, que ministra a disciplina. A minitemporada de Teatro à venda: comédias populares prossegue no sábado, 10, e no domingo, 11 de dezembro, às 17h nos dois dias, no mesmo local.  O espetáculo, gratuito e aberto ao público geral, se inicia 15 minutos antes do horário agendado, com o grupo de artistas da cena na rua, convidando o público para a apresentação, que terá aproximadamente 1h30 de duração. O uso de máscaras é recomendado.

Descrição Imagem
Montagem dos estudantes da disciplina 'Prática de criação cênica' estreia nesta quarta Acervo do evento

Espetáculo Teatro à venda: comédias populares
Estreia