Político-administrativo

UFMG e demais Ifes discutem, nesta semana, ‘realidade e futuro’ em meio à pandemia

Ver cartaz do evento >

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promove, nesta quarta e quinta-feira, 17 e 18 de junho de 2020, o seu primeiro congresso. Inteiramente virtual, em razão das medidas de isolamento social, o evento terá como tema Realidade e futuro da universidade federal.

O objetivo é apresentar à sociedade a experiência e as reflexões de cada uma das universidades federais sobre os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus. “O seminário será uma forma de consolidar reflexões, reduzir os desacordos e melhorar a qualidade dos consensos, prezando a palavra e as formas legítimas de argumentação, defendendo a democracia e a universidade pública”, afirma o presidente da Andifes, João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia.

A programação do evento será dividida em três momentos. Na manhã do dia 17, cada universidade promoverá, em formato livre (conferência, mesa de debate, apresentação de parecer ou outra modalidade à escolha), uma síntese dos reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis de retomada da normalidade em cada instituição.

Com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube, a Universidade promoverá a mesa-redonda UFMG para além da pandemia: pensar o presente, indagar o futuro, que reunirá, a partir das 9h da quarta-feira, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e cinco dirigentes que a antecederam no cargo: Jaime Arturo Ramírez, Clélio Campolina Diniz, Ronaldo Tadeu Pena, Ana Lúcia Gazzola e Francisco César de Sá Barreto. Os quatro primeiros farão suas considerações ao vivo, enquanto a participação de Sá Barreto se dará em forma de registro.

Debates transversais
Na tarde do dia 17, os colégios e fóruns da associação promoverão debates transversais, centrados em cada uma das dimensões de atuação da Andifes – extensão, pesquisa, planejamento, gestão, tecnologias da informação, comunicação, assistência estudantil, entre outros.

Na manhã do dia 18, a partir das 8h30, será apresentada à plenária da Andifes uma síntese das discussões do dia anterior, com a presença de reitores, pró-reitores e convidados.

O evento será encerrado às 17h, com conferência do filósofo e professor da Unicamp Roberto Romano. Ele falará sobre o impacto da pandemia nas relações humanas e políticas no Brasil.

(Com Assessoria de Comunicação Social da Andifes)

Descrição Imagem
Ponto de ônibus na vazia Avenida Mendes Pimentel, a principal do campus Pampulha, durante a pandemia Ewerton Martins Ribeiro / UFMG