UFMG sedia conferência internacional e encontro brasileiro sobre Espectroscopia Raman
O Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2) da UFMG será sede da 9ª Conferência internacional em Espectroscopia Raman amplificada por sonda (TERS9), principal evento mundial de discussão e atualização sobre o estado da técnica Tip-enhanced Raman Spectroscopy (TERS). O nanoscópio desenvolvido por pesquisadores da UFMG, que ganhou o Prêmio Péter Murányi 2024, é um desdobramento dessa técnica.
Organizado pelo Departamento de Física da UFMG, a nona edição do evento será realizada de 4 de novembro de 2024, a partir das 8h30, até o dia 6, às 12h. Para contemplar o maior número de nacionalidades, a conferência será inteiramente em inglês.
Escala nanométrica
Desde 2009, o evento ocorre a cada dois anos em diferentes partes do mundo e é organizado pela comunidade internacional de pesquisadores na técnica. O Comitê Científico é formado por oito pesquisadores seniores de projeção internacional, com produção científica e tecnológica significativa em TERS.
Pesquisadores acadêmicos e industriais, estudantes e empresas de fabricação de instrumentos interessadas nos últimos desenvolvimentos no campo de TERS estarão presentes na conferência. O crescente interesse em espectrometria raman resulta da possibilidade dessa técnica caracterizar e manipular matéria na escala nanométrica por meio da luz.
O evento reunirá diversos pesquisadores reconhecidos internacionalmente. Stephan Kupfer, Takayuki Umakoshi, Achim Hartschuh, Zhen-Feng Cai, Rafael Nadas, Xiang Wang, Dai Zhang, Ewelina Lipiec, Kyoung-Duck Park são alguns dos nomes que marcarão presença. Entre as palestras, estão os temas Theoretical perspective on the chemical and the electromagnetic effect, High-speed tip-enhanced optical imaging, Near-field cooling and local temperature sensing, Nanoscale visualization of chemical reactions on the surface e Tip-enhanced cavity-spectroscopy to induce, probe, and control nanoscale quantum light-matter interactions.
Outros tópicos de interesse são fundamentos, metodologias e aplicações, melhoria de confiabilidade, comparabilidade e robustez da instrumentação, amostras de referência, experimentos em condições de ultra alto vácuo e temperatura controlada, fabricação de sondas, resolução espacial, avanços teóricos, novas aplicações, comercialização. Ao reunir líderes globais no ramo, a TERS9 pretende incentivar a discussão e propor novos rumos para esta linha de pesquisa.
Versão brasileira
Logo após a conferência internacional, do dia 6 a 8 de novembro, no mesmo local, ocorrerá o 8º Encontro brasileiro de Espectroscopia Raman (EnBraER8). Concebido como um evento itinerante, o EnBraER visa aproximar as comunidades de pesquisadores que empregam a espectroscopia Raman em suas atividades de pesquisa.
Luiz Gustavo Pimenta Martins, Leandro Malard Moreira, Jenaína Ribeiro Soares, Naira Maria Balzaretti, Celly Mieko Shinohara Izumi, Bruno Ricardo Carvalho, Diego Pereira dos Santos, Gardênia de Sousa Pinheiro, Mariana Ramos de Almeida e Rafael Silva Alencar são alguns convidados.
A primeira edição do evento também foi realizada em 2009 e, historicamente, cada EnBraER reúne de 200 a 250 pesquisadores de todas as regiões do Brasil. Estudantes de pós-graduação e graduação costumam representar 70% do público participante. Há também participação de expositores por ser uma área de pesquisa com forte demanda de grandes equipamentos.
Quem se inscrever em um dos eventos poderá participar do outro gratuitamente.