Evento acadêmico

Segunda, às 9h: UFMG recepciona calouros com atividades on-line

Na segunda e na terça-feira, dias 17 e 18, eventos transmitidos pela plataforma YouTube vão dar as boas-vindas aos calouros de cursos da UFMG sediados em Belo Horizonte e Montes Claros. Os estudantes, matriculados em 79 cursos, chegam à UFMG para o primeiro período letivo de 2021. Aqueles classificados para o segundo semestre também poderão acompanhar as atividades de recepção.

Na segunda-feira, a partir das 9h, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Moreira vão apresentar a UFMG aos estudantes, destacando as possibilidades oferecidas pela Universidade, a importância de frequentar uma das instituições mais respeitadas no país e as mudanças promovidas para adaptação às restrições impostas pela pandemia de covid-19.

Logo depois, o professor emérito Carlos Roberto Jamil Cury vai abordar, em palestra, aspectos da passagem “de amador a profissional” e o compromisso de retorno do aprendizado à sociedade. A primeira parte do programa será encerrada com apresentação do Grupo de Saxofones da UFMG e da Orquestra de Choro da UFMG.

A partir das 14h,seminário promovido pelo Programa Integração Docente vai pôr em debate experiências, desafios e possibilidades de atuação no âmbito do ensino remoto emergencial e para além dessa modalidade. Na terça, 18, os calouros serão recepcionados pelas unidades a que estão vinculados.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também vai realizar encontro para recepcionar os novos alunos de graduação, com o tema “educação sob ataque”. Na terça, a partir das 14h, ex-participantes do movimento estudantil vão compartilhar suas experiências na UFMG, com o objetivo de motivar os calouros a envolver-se na luta, por exemplo, contra os cortes orçamentários que têm ameaçado o funcionamento pleno das universidades federais. A live será abrigada no canal do DCE no YouTube.

Leia mais sobre a recepção aos calouros.

Descrição Imagem
Movimentação de calouros no saguão da Reitoria em recepção anterior à pandemia: pelo segundo semestre consecutivo, cerimônia de boas-vindas se dará à distância Lucas Braga / UFMG