Político-administrativo

UFMG Talks discutirá impactos da Inteligência Artificial

Diagnósticos médicos mais precisos, veículos autônomos, assistentes digitais são alguns dos exemplos de como a Inteligência Artificial já faz parte do cotidiano. Pesquisas mostram o risco de robôs substituírem 30 milhões de empregos nos próximos dez anos.

Os impactos atuais e futuros dos avanços dessa área entram em pauta no próximo UFMG Talks, cujo tema é Inteligência Artificial: da ficção científica ao cotidiano. O evento será no dia 12 de agosto de 2019, às 19h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, 450.

Os convidados desta edição são os professores Nivio Ziviani, da Ciência da Computação, e Eduardo Albuquerque, da Economia. Cada pesquisador fará uma breve apresentação sobre  a maneira como a Inteligência Artificial dialoga com a área de pesquisa em que atua, seguida de um debate com o público, que participa por meio de perguntas pelo WhatsApp.

O UFMG Talks tem entrada gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do CCBB uma hora antes. O evento tem a duração de 60 minutos e é disponibilizado na íntegra no canal da TV UFMG no YouTube e no site da Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade.

Convidados da edição

Nivio Ziviani - é professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz. Concluiu a graduação em engenharia mecânica pela UFMG e o doutorado em ciência da computação pela Universidade de Waterloo, no Canadá. É autor do livro Projeto de Algoritmos e atua nas áreas de algoritmos, recuperação de informação e aprendizagem de máquina, com cerca de 200 artigos científicos publicados. Como empreendedor, fundou as empresas Miner (1998), Akwan (2000), Neemu (2010) e Kunumi (2016), com base nos conhecimentos gerados na Universidade.

Eduardo Albuquerque - é professor titular do Departamento de Economia da UFMG. Tem doutorado em economia pela UFRJ com período sanduíche na Universidade de Sussex, no Reino Unido. É autor do livro Agenda Rosdolsky e do capítulo sobre revoluções tecnológicas do livro Economia da Ciência, Tecnologia e Inovação. No artigo recente Capitalismo pós-www, discute a nova fase da economia global e identifica a Inteligência Artificial como uma tecnologia emergente que impulsiona o reposicionamento do trabalho.

UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG, que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por mês, o teatro do Centro Cultural Banco do Brasil se transforma no palco da ciência recebendo dois pesquisadores da Universidade ou com trabalhos de destaque em suas áreas para uma conversa descontraída que aproxime o público da academia. O projeto tem entrada gratuita e é inspirado no formato TED (sigla em inglês para Technology, Entertainment and Design).

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa em parceria com o Centro de Comunicação da UFMG e conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Próximas edições

A próxima edição do UFMG Talks já está confirmada. No dia 4 de setembro, às 19h, os professores Flávio Guimarães e Lilian Diniz falarão sobre os avanços no desenvolvimento das vacinas e sua eficácia na erradicação de graves doenças. No dia 9 de outubro, o tema fake news será debatido em uma conversa com os professores Fabrício Benevenuto e Geane Alzamora.

(Fonte: UFMG Talks)

Descrição Imagem
CCBB-BH recebe o evento Ana Maria Vieira

Ficha técnica