Em sua décima edição, Febrat promoverá atividades presenciais e on-line

Estudantes da educação básica e profissional e tecnológica podem inscrever trabalhos até 4 de setembro

Febrat 2019: Última edição pré-pandemia trouxe mais de 180 trabalhos de 10 estados brasileiros para exposição
Em 2019, em sua última edição antes da pandemia, a Febrat reuniu mais de 180 trabalhos de 10 estados brasileirosFebrat | UFMG

Estudantes da educação básica e educação profissional e tecnológica, sob orientação de professores das diferentes áreas de conhecimento, podem inscrever seus trabalhos, até 4 de setembro, na 10ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat).

O tema desta edição é Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. O evento é parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Os interessados em participar da 10ª Febrat devem submeter seus projetos à comissão científica do evento no momento da inscrição – gratuita e efetuada por formulário eletrônico. Na ocasião, devem sinalizar se desejam submeter o trabalho apenas para o formato virtual ou para o formato virtual/presencial. As apresentações presenciais ocorrerão no Centro Pedagógico da UFMG, no campus Pampulha.

A 10ª Febrat, que vai de 24 a 26 de outubro, terá uma plataforma virtual na qual todos os trabalhos serão apresentados por meio de vídeos gravados e onde as interações ocorrerão em fóruns de discussão. Para submissão de trabalho, as equipes devem se organizar em grupos de até quatro estudantes e dois professores orientadores.

Serão selecionados 100 trabalhos para apresentação virtual/presencial em estandes e 200 para apresentação virtual. O aceite será enviado por e-mail e pela plataforma de inscrição até 26 de setembro. A partir daí, os classificados deverão produzir e encaminhar a versão final dos resumos expandidos.

Cada trabalho deve ser acompanhado de vídeo de apresentação e de diário de bordo – espécie de relato do processo de desenvolvimento do trabalho. O vídeo deve ser inserido no YouTube, em formato não listado, e o link, enviado em formulário próprio, a ser disponibilizado. O prazo para o envio do material é 9 de outubro. Mais informações estão disponíveis no edital da Febrat 2022.

Certificados e premiações
Estudantes e professores responsáveis pelos três melhores trabalhos de cada categoria e nível receberão certificados de premiação. Os certificados emitidos ficarão disponíveis, em formato PDF, na plataforma utilizada para a inscrição dos trabalhos.

Serão premiados, com certificado de menção honrosa, trabalhos concorrentes em quatro categorias: melhor vídeo de apresentação, melhor apresentação presencial, melhor qualidade de interação com o público nos fóruns de discussão e melhor diário de bordo.

Todos os integrantes das equipes inscritas na 10ª Febrat receberão certificados referentes à participação e à apresentação de trabalhos. Posteriormente, serão publicados os anais do evento com o vídeo, o diário de bordo e a versão final dos resumos expandidos enviados no prazo.

Ciência e tecnologia
Projeto de extensão organizado e realizado pelo Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, pelo Museu Itinerante Ponto UFMG e pelo Instituto Brasileiro de Cultura Científica (IBCC), a Febrat pretende integrar o conhecimento gerado em instituições educacionais de todo o país e socializar sua produção.

As duas últimas edições foram realizadas em modo remoto devido à pandemia de covid-19. A edição de 2020 abordou Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira. Trabalhos como Controncovid-19: uso da inteligência artificial no combate à pandemia e A escrita de cartas: interação entre professoras e crianças no período de distanciamento social receberam o prêmio máximo em suas categorias.

Em 2021, o tema escolhido foi A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, também em consonância com a SNCT. Bilinguismo: aplicativo assistivo para a comunicação efetiva da libras e Crianças e indígenas: uma prática a favor da inclusão, da diversidade e da interculturalidade foram os trabalhos premiados na edição 2021.

A última edição pré-pandemia, com o tema Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável, reuniu mais de 180 trabalhos de 10 estados brasileiros.

Feira para todos
A feira é aberta gratuitamente ao público em geral tanto em seu site com exposição de trabalhos quanto em sua programação presencial, que reunirá trabalhos, oficinas e programação cultural.

Mais informações sobre a 10ª Febrat estão no site do evento e podem ser acompanhadas pelo perfil do Museu Itinerante Ponto UFMG no Instagram.