Notícias Externas

110 anos de nascimento de Rachel de Queiroz é tema do programa Universo Literário

Escritora, jornalista e dramaturga, Rachel de Queiroz foi autora de livros como O Quinze e As Três Marias

A escritora, jornalista, e dramaturga Rachel de Queiroz
A escritora, jornalista, e dramaturga Rachel de Queiroz Foto: Acervo Instituto Moreira Salles

No dia 17 de novembro completam-se 110 anos de nascimento da escritora, jornalista, e dramaturga Rachel de Queiroz. Nascida na cidade de Fortaleza, possui uma vasta obra composta de romances, livros infantojuvenis, crônicas  e peças de teatro.
A autora publicou seu primeiro e mais famoso romance, "O Quinze", em 1930, com apenas 20 anos. O livro, de caráter regionalista, discute a miséria e a seca na região nordeste do Brasil. Integrante do Partido Comunista, Rachel de Queiroz teve seus livros queimados durante o Estado Novo e chegou a ficar três meses presa. Na ocasião, escreveu  "Caminho das Pedras", de 1937, que  destaca o seu posicionamento político e evidencia sua capacidade de explorar as características psicológicas dos personagens. O recurso ganhou ainda mais destaque no romance "As Três Marias", de 1939, que debate o papel da mulher na sociedade.
Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977, e também a primeira mulher a receber o Prêmio Camões, em 1993. A autora morreu no dia 4 de novembro de 2003, aos 92 anos, vítima de um infarto do miocárdio. 
Celebrando os 110 anos de nascimento de Rachel de Queiroz, o programa Universo Literário convidou a professora e doutora em Estudos Literários pela Faculdade Letras da UFMG Laile Ribeiro de Abreu, autora da tese Representações da mulher na obra de Rachel de Queiroz, que falou sobre a obra literária da escritora.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Marden Ferreira e Rodolfo Morais, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória