12 de março é o dia do bibliotecário. Qual o papel deste profissional?
Programa Universo Literário conversou com Marina Nogueira Ferraz, bibliotecária e coordenadora da biblioteca do Campus Saúde sobre o assunto
Hoje, 12 de março, é celebrado o dia do bibliotecário. A data foi instituída em 1980 e remete ao aniversário de Manuel Bastos Tigre. Conhecido por atuar em diversas áreas, ele é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Em 1915, Bastos Tigre ingressou no Museu Nacional do Rio de Janeiro após prestar um concurso e se classificar em primeiro lugar com a pesquisa responsável por abordar o Sistema de Classificação Decimal - encarregado de organizar todo o conhecimento em dez classes principais, usando exclusivamente números, de modo infinitamente hierárquico.
Ele tomou conhecimento sobre o sistema depois de conhecer o também bibliotecário e criador da metodologia, Melvil Dewey, em uma viagem para os Estados Unidos. E no dia que é homenageada a profissão, o programa Universo Literário conversou com a bibliotecária e coordenadora da Biblioteca do Campus Saúde aqui da UFMG, para saber mais sobre as funções de um bibliotecário e como ele atua para promover a literatura. conselheira do conselho regional de biblioteconomia sexta região.
Belo Horizonte tem algumas bibliotecas abertas ao público. Confira
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Praça da Liberdade, 21, Funcionários.
Biblioteca Pública Infantil e Juvenil. R. Guaicurus, 50, Centro. 3277-8658.
Sistema de Bibliotecas aqui da UFMG está aberto a toda a comunidade. Mais informações sobre a localidade de cada biblioteca, assim como sobre os serviços ofertados estão disponíveis no site.
Marina Nogueira Ferraz escreveu um artigo sobre o assunto: O Espaço Leitura da UFMG: uma biblioteca pública dentro da biblioteca universitária.