Semana do Conhecimento

'De 8 a 80': Semana do Conhecimento premia melhores trabalhos

Eles foram distribuídos em sete eixos temáticos

Cientistas mirins recebem premiação por trabalho sobre abelhas e polinização
Cientistas mirins foram reconhecidos por trabalho sobre abelhas e polinização Raíssa César / UFMG

A 26ª edição da Semana do Conhecimento chegou ao fim nesta sexta-feira, 20, com a premiação das melhores pesquisas, entre as cerca de três mil que foram apresentadas. Setenta e um trabalhos foram destacados em sete eixos: iniciação científica, iniciação científica júnior, extensão, atividades de ensino, conhecimento produzido pelos técnico-administrativos em educação e apoio à inclusão e promoção à acessibilidade.

Foram laureados com o grande prêmio em Ciências da Natureza Ítalo de Paula e Júlia Cordeiro, por trabalhos sobre a proteína troponina C cardíaca mutante D145E e a precipitação de estruvita a partir de fonte de magnésio de baixo custo, respectivamente. Em Ciências da Vida, foram premiadas Anna Soares, por pesquisa sobre a reabilitação com próteses totais em idosos com histórico e hanseníase, e Lucas Ribeiro, por sua descrição da espécie Hyphopicichia buzzinii.

As pesquisas sobre a memória do Centro Pedagógico da UFMG, de Marcial Junior, e sobre musicoterapia no atendimento à mãe e bebê de risco, de Marina Freitas, levaram o grande prêmio em Humanidades. Em Iniciação Tecnológica e Inovação, o vencedor foi Diogo Cruz, por trabalho sobre a prevenção de diarreira neonatal em leitões. Por fim, o grande prêmio em Iniciação Científica Júnior foi concedido a Laura Krueger por seu estudo com professores de uma escola da rede pública de Belo Horizonte sobre a Síndrome de Burnout.

Além dos oito grandes prêmios para iniciação científica, 63 trabalhos de todos os eixos receberam menções honrosas.

Diversidade

O Pró-reitor de Pesquisa Ado Jório viu com satisfação a diversidade da premiação
O pró-reitor de Pesquisa, Ado Jório, viu com satisfação a diversidade da premiação Raíssa César / UFMG

O pró-reitor de Pesquisa, Ado Jorio, que comandou a premiação dos trabalhos de iniciação científica, disse endossar o comentário geral de que "essa é a festa mais alegre da universidade". "Tivemos premiações para pessoas de 8 a 80 anos de idade, é muito gratificante ver essa diversidade. A razão do nosso trabalho é ver essas pessoas florescendo e tornando-se os futuros pensadores do Brasil”, comentou o pró-reitor, em referência ao reconhecimento de trabalhos realizados com alunos do ensino fundamental e com pessoas de terceira idade.

Os premiados mais jovens foram Aline Farias, de 9 anos, Amanda Lacerda, Eduarda Soares, e Gustavo Araújo, 10, alunos da Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo. “Fizemos um projeto sobre polinizadores, quais são e o que a gente tem a ver com isso. Colocamos cartazes por toda nossa escola para conscientizarmos as pessoas sobre a importância da polinização e das abelhas no reino vegetal”, explicou Amanda.

Os jovens e sorridentes cientistas foram orientados pelos alunos da UFMG Henrique Melo Ribeiro e Alessandra Abrão Resende. Segundo Gustavo, o projeto foi desenvolvido com 125 alunos do terceiro ano da escola. Amanda completou: "Muitas pessoas acham que a abelha é do mal e pisam em cima, matam, mas a gente depende delas. Se comemos frutas como manga, abacaxi, tomate e maçã, é por causa da ação de agentes polinizadores”.

Maior evento acadêmico anual da UFMG, a Semana do Conhecimento foi realizada neste ano ano sob o tema Matemática, diversidade, conhecimento.

Veja a lista dos premiados

Auditório da reitoria ficou lotado para acompanhar a premiação
Auditório da Reitoria ficou lotado para acompanhar a premiação Raíssa César / UFMG