Notícias Externas

Animação Scooby-Doo completa 50 anos em 2019

Série é o segundo desenho estadunidense com o maior número de episódios

O
O "cinquentão" Scooby Doo no traço de Felipe Assumpção Felipe Assumpção

Criada por Joe Ruby e Ken Spears, e produzida pelo estúdio Hanna-Barbera, a série Scooby-Doo é considerada um dos maiores clássicos da animação. Nela, os jovens Fred, Velma, Daphne e Salsicha, acompanhados de seu cachorro falante Scooby-Doo, viajam em uma van, a Máquina do Mistério, enquanto investigam diversos casos misteriosos e sobrenaturais. Nos episódios, a turma enfrenta diversos vilões, como supostos monstros, zumbis e fantasmas, mas que no final sempre acabam capturados e desmascarados.

Há 50 anos, no dia 13 de setembro de 1969, ia ao ar o primeiro episódio, que lançou a série original Scooby-Doo, Cadê Você? e deu início ao que hoje é o desenho estadunidense com o segundo maior número de episódios, perdendo apenas para Os Simpsons

Hoje, em sua 28ª temporada, a franquia já conta com mais de 500 episódios, cerca de 40 filmes, dois deles feitos em live-action, e mais diversas produções em outras mídias. No Brasil, o desenho já foi exibido pelas emissoras Rede Manchete, TV Tupi, Rede Globo, SBT e pelo Cartoon Network. 

A série se mantém até os dias de hoje, com novas temporadas e novos filmes, como o Scooby-Doo! De Volta à Ilha dos Zumbis, que foi lançado nas plataformas digitais no dia 3 de setembro. Além disso, está em produção o filme S.C.O.O.B., a primeira animação 3D da franquia, com um novo estilo artístico, cujo lançamento é previsto para 2020.

O publicitário da Rádio UFMG Educativa e cartunista Felipe Assumpção conversou sobre Scooby Doo com o programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 13.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Produção do Alexandre Miranda, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael