Arte e Cultura

54° Festival de Inverno UFMG discute cultura nas universidades

Com tema-manifesto “Por uma política de cultura na universidade” evento ao formato presencial

.
. Divulgação

Começa nesta segunda-feira, 18, o 54º Festival de Inverno da UFMG. Este ano, o tradicional evento promove o retorno das atividades presenciais, que são a maioria, sob o tema-manifesto “Por uma política de cultura na universidade”. Dessa maneira, as atividades são pautadas na defesa da universidade pública, da ciência e do papel central da cultura na missão das instituições. Neste ano, o olhar do festival se direciona aos avanços da política cultural dentro da própria UFMG e contempla uma agenda de estruturação interna da área, mas em sintonia com uma movimentação nacional pelo fortalecimento da gestão cultural nas universidades públicas. Nesse contexto, a transformação da antiga Diretoria de Ação Cultural (DAC) na Pró-Reitoria de Cultura (Procult) também vai ser pauta do evento. O Conservatório, o Centro Cultural e o Espaço do Conhecimento UFMG vão receber Rodas de Conversa que passam pela discussão da cultura sob vários ângulos. Dois debates online também integram a programação, que ainda tem diversas apresentações artísticas presenciais. 

A abertura é nesta segunda, a partir das 18h, com a solenidade oficial e a mesa redonda Cultura em movimento: da Diretoria de Ação Cultural à criação da Pró-Reitoria de Cultura na UFMG, com ex-diretores e ex-diretoras da DAC. Em seguida, haverá a apresentação do Mapa Cultural da Universidade, às 19h, e o sarau com o Grupo Sonante 21, às 20h. Tudo isso no Conservatório UFMG - Av. Afonso Pena, 1534, Centro. Ao longo da semana, o público vai apreciar dança, saxofones, a Velha Guarda do Samba de BH e o Coral Ars Nova. Serão realizadas também visitas a exposições guiadas pelos próprios artistas criadores dos trabalhos e o lançamento da revista Guaicurus nº 5.  Mais informações e a programação completa você encontra no site do Festival

O programa Conexões conversou com o professor Fernando Mencarelli, Pró-reitor de Cultura da UFMG e professor do curso de Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG, sobre os avanços da política cultural na UFMG, a criação da Procult e os debates e apresentações do 54º Festival de Inverno na UFMG.

"A UFMG tem a característica de ser uma das principais universidades públicas brasileiras em que a área cultural é muito fortalecida, há muitas décadas. A marca da cultura está desde a origem da UFMG." afirmou o professor.  "Projetos para a criação de uma Pró-reitoria de Cultura existem formalmente há 16 anos. Então, esse processo longo, feito por muitas mãos, por muitas gerações, por muita gente que batalhou, um projeto coletivo, um projeto de institucionalização da área cultural, enfim ganhou um novo momento agora com a criação da Pró-reitoria de Cultura". O pró-reitor explica que o fortalecimento das políticas de cultura nas universidades é um movimento nacional: "nós temos nos fortalecido mutuamente no entendimento da área cultural na universidade contemporânea, como a cultura tem uma centralidade na medida em que os grandes debates, as grandes discussões e mesmo as grandes crises que passamos nacionalmente e internacionalmente, elas tem uma base, um fundo, no campo da cultura. Então é fundamental a universidade se posicionar e se mover nessa direção".

Ouça a conversa com a apresentadora Luíza Glória:

Se for comparecer em algum dos eventos presenciais do Festival, não se esqueça de usar máscara cobrindo nariz e boca, manter a higiene frequente das mãos e evitar aglomerações. Se estiver com sintomas de gripe ou Covid, evite sair de casa.

Produção: Alícia Coura e Arthur Resende sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória