Notícias Externas

Morte de Sigmund Freud completa 80 anos em 2019

Pai da Psicanálise morreu no dia 23 de setembro de 1939, vítima de um câncer

Sigmund Freud com seus inseparáveis charutos em 1921
Sigmund Freud com seus inseparáveis charutos, em 1921 Foto: Max Halberstadt/Biblioteca do Congresso dos EUA/Wikimedia Commons

Sigmund Freud. Esse nome está entre os mais famosos da história recente do mundo. Médico neurologista e psiquiatra, Freud é considerado o Pai da Psicanálise. Suas teorias foram a base para essa escola da psicologia, que buscava compreender a mente e o comportamento humanos. As ideias de Freud representaram uma ruptura na compreensão da natureza humana, emancipando a psicologia de suas raízes ainda muito religiosas.

O austríaco também era conhecido por ser um fumante compulsivo, chegando a consumir cerca de 20 charutos por dia. Por conta do tabagismo, fez mais de 30 cirurgias para retirar tumores da boca, mas acabou não resistindo a um câncer de laringe e morreu no dia 23 de setembro de 1939, aos 83 anos de idade. Por isso, nesta segunda-feira, 23, sua morte completou 80 anos.

O programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, levou ao ar nesta terça-feira, 24, entrevista sobre o legado de Freud, com a professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto Imaculada Kangussu .

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Produção de Célio Ribeiro, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael