Notícias Externas

A Belo Horizonte de outros carnavais

Blocos caricatos e bailes marcam a história do carnaval da capital mineira

O Carnaval de Belo Horizonte retomou sua força principalmente a partir de 2009, impulsionado por movimentos sociais como a Praia da Estação. A festa de momo na capital mineira, entretanto, vai além, sendo marcada por desfiles de blocos caricatos e de escolas de samba.

Antes mesmo da inauguração de Belo Horizonte, em 1897, os operários que trabalhavam na construção da cidade desfilaram fantasiados na região da Praça da Liberdade. No século passado, a população começou a ocupar as principais avenidas da cidade com blocos e bailes populares, transformando a cidade em um dos movimentos de escola de samba mais fortes do país nos anos 1980. Saiba mais sobre a história do carnaval em BH no vídeo abaixo.

Na semana que antecede o Carnaval 2018, a TV UFMG apresenta uma série de 3 vídeos, que serão publicados na segunda (5), quarta (7) e sexta (9) com o objetivo de traçar um panorama do Carnaval de Belo Horizonte. No segundo vídeo da série, você vai conferir como a festa brasileira promove a ocupação do espaço público e qual é a importância disso para a cidade. No terceiro vídeo, vamos falar sobre o futuro do Carnaval belo-horizontino e as perspectivas econômicas e sociais geradas pelo evento.

Entrevistados
: Mestre Conga – músico e Cidadão Samba de 1948