Notícias Externas

A Ciência comunicando com a sociedade

Divulgadores científicos falam sobre a tarefa de comunicar a ciência e reforçam a necessidade da criação de uma cultura científica na sociedade

Camila Laranjeiras e Virgínia Motta lideram o canal Peixe Babel; Sidcley Lyra foi o criador do portal A Ciência Explica
Camila Laranjeiras e Virgínia Motta lideram o canal Peixe Babel; Sidcley Lyra foi o criador do portal A Ciência Explica (Reprodução/Twitter)

A comunicação da ciência faz parte da rotina dos profissionais da área, seja na troca de informações com outros cientistas, na realização de conferências e palestras, seja na produção de artigos para periódicos. Com a pandemia do novo coronavírus, a ciência está no centro dos holofotes no mundo todo, na mídia e nos noticiários. Mas é interessante que, além de estar presente nos jornais e nos materiais informativos do governo, o cientista dialogue diretamente com o público.

O repórter Célio Ribeiro conversou com Camila Laranjeiras e Virgínia Motta, que são, respectivamente, mestra e doutora em Ciência da Computação pela UFMG e, juntas, lideram o canal Peixe Babel, que leva para o Youtube conteúdos da tecnologia da computação contextualizada em temas atuais. A reportagem conta também com a participação do microbiólogo Sidcley Lyra, criador do portal A Ciência Explica e editor do Microbiando, o primeiro podcast de microbiologia e imunologia produzido em português.

Ouça a reportagem de Célio Ribeiro