Notícias Externas

“A conta do desmonte”: Governo Federal cortou 70% dos recursos do transporte entre 2019 e 2021

Relatório do Inesc, Instituto de Estudos Socioeconômicos, revela o abismo da falta de investimentos no setor

Resultado da falta de investimento: Ônibus lotados em plena pandemia.
Resultado da falta de investimento: Ônibus lotados em plena pandemia. Foto: Yan Carpenter / Instagram @yancarpenter

Você anda de ônibus com frequência? O serviço tem melhorado ou piorado nos últimos anos? A gestão do transporte público urbano é feita pelos municípios, mas a União também tem participação no tema e é sobre isso a entrevista do Conexões de hoje. O governo federal reduziu em 70% o orçamento destinado aos transportes coletivos urbanos, entre 2019 e 2021. A pandemia da covid-19 trouxe à tona problemas antigos da política de mobilidade por todo o Brasil. Num momento em que era necessário ter mais ônibus circulando como forma de prevenção ao contágio, os moradores das cidades conviveram justamente com o contrário: menos coletivos rodando cada vez mais lotados. Esse é um dos aspectos destacados pelo relatório publicado pelo Inesc, Instituto de Estudos Socioeconômicos, que detalha os gastos orçamentários da União no ano anterior e previsões para o ano corrente. A edição mais recente, "A conta do desmonte - Balanço do Orçamento Geral da União 2021", divulgada em abril, apresenta e analisa dados relacionados a vários pontos, como saúde, educação, meio ambiente, mulheres e indígenas. O relatório completo está disponível na íntegra no site do Inesc.

A entrevista do programa Conexões desta quarta-feira, ficou na questão do transporte público. O problema da mobilidade também tem relação com a política de habitação, pois quanto mais longe for a sua casa do trabalho, mais tempo você vai gastar no deslocamento. Para conversar sobre a falta de investimento do governo federal no transporte público no país, o impacto da pandemia para os usuários de ônibus e o que é preciso para que as gestões locais ampliem sua capacidade de atendimento, o Conexões conversou com a assessora política do Inesc, Cleo Manhas.

Ouça a conversa com a apresentadora Luiza Glória.

Produção: Alícia Coura e Nicolle Teixeira, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória