Ensino

Aberta seleção para mestrado e doutorado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável

Prazo termina no dia 2 de setembro; são oferecidas 54 vagas

Escola de Arquitetura da UFMG abriga o programa de pós-graduação
Escola de Arquitetura da UFMG abriga o programa de pós-graduação arq.ufmg.br

O Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, vinculado à Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG, recebe inscrições de candidatos a 30 vagas de mestrado e 24 de doutorado, até o dia 2 de setembro. O valor da inscrição é de R$ 172,35. A lista de documentos exigidos está no edital.

As linhas de pesquisa do programa são Memória e patrimônio culturalPaisagem e ambiente e Tecnologia do ambiente construído. O resultado final será divulgado no site do programa, no dia 20 de setembro. O candidato aprovado e classificado no processo seletivo deverá efetuar, exclusivamente pela internet, nos dias de 30 de setembro e 1º de outubro, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível na página do Sistema Acadêmico.

Memória, paisagem e tecnologia
A linha Memória e patrimônio cultural abriga o debate atualizado acerca da gestão, preservação e interpretação do patrimônio cultural. A pesquisa deve focar a escala do território urbanizado, suas relações intrínsecas com a paisagem, os bens móveis e integrados, as coleções, a arte e as relações imateriais.

Os estudos em Paisagem e ambiente abordam questões relacionadas ao ambiente como suporte dos seres vivos e à paisagem como um fragmento do ambiente, habitada pelos seres humanos. A pesquisa deve se fundamentar na premissa de que o ambiente inter-relaciona o indivíduo, a coletividade e o meio, fundando a territorialidade humana.

Na linha Tecnologia do ambiente construído, o objeto de pesquisa é a tecnologia para identificação, concepção, planejamento, produção, manutenção e gestão de ambientes. As investigações devem se destinar à aplicação de ferramentas para o aumento da complexidade da abordagem técnica, visando novas tecnologias para o planejamento urbano e a gestão das cidades inteligentes e sustentáveis.

Outras informações estão no site do programa.