UFMG recebe estudantes dos cinco continentes
Cerca de 150 intercambistas de 32 nacionalidades participam de atividades de acolhimento nesta semana
A UFMG abriu na manhã desta terça-feira, 19, a Semana de Orientação ao Estudante Internacional. A recepção reuniu quase 150 estudantes, oriundos de 32 países que frequentarão os cursos de graduação ou pós-graduação neste semestre. “Estamos muito felizes em receber representantes dos cinco continentes, com aumento substancial da procura pela Universidade, em relação à do ano passado. Isso revela a força da política de internacionalização da UFMG”, declarou o diretor adjunto de Relações Internacionais, Dawisson Belém Lopes.
Os estudantes receberão, ao longo da semana, orientações sobre a cultura institucional e a dimensão intercultural e social da vivência em outro país. A programação também inclui visitas guiadas ao Estádio do Mineirão e ao Museu do Futebol. A presença dos intercambistas na UFMG deve-se a acordos bilaterais entre a Universidade e instituições estrangeiras ou a programas como Escala, Erasmus, Marca e PEC-G.
Em nome da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, Dawisson Lopes deu as boas-vindas aos calouros e reafirmou o compromisso da Universidade em "manter as portas abertas para cuidar de cada um dos estrangeiros, contribuindo para que o período de permanência na UFMG, uma das maiores e melhores universidades do país, seja inesquecível".
Os alunos também foram acolhidos pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Vago, pela pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga, e pela pró-reitora adjunta de Pós-graduação, Silvia Alencar, além da coordenadora pelo Setor de Proficiência da DRI, Climene Arruda.
Silvia Alencar convidou os estudantes, em maior número nos cursos de graduação, para conhecerem os 87 programas de pós-graduação. "Queremos que se sintam atraídos em retornar ao Brasil e à UFMG.”
A pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, também convidou os estudantes para conhecer e colaborar com as atividades de extensão da Universidade, que, segundo ela, “buscam contribuir para melhorar e solucionar, de forma criativa e respeitosa, as questões sociais do Brasil, tão rico culturalmente, mas também com tantas desigualdades".
“Essa diversidade, expressa nos 154 estudantes estrangeiros, também é uma marca da UFMG. Como universidade pública, tem obrigação de acolher e dialogar com a diversidade, para que a produção do conhecimento se volte para a construção de um mundo melhor”, acrescentou Mayorga.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Vago, convidou os intercambistas a contribuir com o “enriquecimento do Brasil, com base em suas vivências, experiências e cultura". O pró-reitor fez uma breve apresentação dos serviços de apoio aos estudantes, como os prestados por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e professores.
Proficiência em língua portuguesa
Em sua intervenção, a coordenadora do Setor de Proficiência da DRI, Climene Arruda, destacou os programas de suporte ao aprendizado da língua portuguesa oferecidos pela UFMG, como a disciplina Português como Língua Adicional, ministrada pela Faculdade de Letras.
O apadrinhamento é outra atividade de apoio aos estudantes internacionais, tanto na vida acadêmica quanto na social. Os padrinhos e madrinhas são voluntários que apresentam aos estrangeiros as unidades e ambientes da UFMG, ajudam no planejamento da matrícula e sugerem programações para fins de semana e feriados. Cada estrangeiro pode ter até dois padrinhos e madrinhas.
Veja a programação da Semana, com horários e locais das atividades. Outras informações podem ser obtidas no Setor de Acolhimento da DRI, pelo e-mail acolhimento@dri.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4591.