Formas de Ingresso

Abertas inscrições para o Enem 2022

Notas do exame são usadas para selecionar candidatos aos cursos de graduação da UFMG

Edição Enem 2022: pagamento da taxa de inscrição também poderá ser por meio do Pix e cartão de crédito
Edição Enem 2022: pagamento da taxa de inscrição também poderá ser feito por meio de Pix e de cartão de crédito Marcello Casal | Agência Brasil

Estão abertas, até 21 de maio, as inscrições para as versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A inscrição é feita exclusivamente pelo site do Ministério da Educação, e a taxa de R$85 poderá ser paga, pela primeira vez, também por meio de Pix ou de cartão de crédito. As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Podem se inscrever todos os estudantes que concluíram o ensino médio ou estão terminando essa etapa da educação básica. Os participantes que ainda estão cursando o ensino médio podem participar como treineiros. Nesse caso, os resultados no exame servem somente para autoavaliação.

As notas do Enem são adotadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso nos cursos de graduação da UFMG (incluindo parte do processo do Vestibular de Habilidades) e para preencher vagas abertas por outras instituições federais de ensino superior e por universidades privadas, neste caso por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). O resultado do Enem também é aceito em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Os participantes do exame podem pleitear, ainda, financiamento estudantil por meio do Fies.

Os candidatos que solicitaram isenção da taxa devem fazer sua inscrição no mesmo prazo. O resultado já está disponível na Página do Participante.

As solicitações para candidatos que necessitem de atendimento especializado também seguem dentro do prazo das inscrições, ou seja, até 21 de maio.

Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) incluiu o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e o RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Enem Digital
Na edição 2022, serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. O participante deverá comparecer ao local de prova determinado pelo Inep e não poderá usar computador particular para fazer a prova.

Com Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação