Formas de Ingresso

Abertas inscrições para o Enem 2021

Participação no exame é obrigatória para o ingresso em um dos 91 cursos de graduação da UFMG

Candidatos ao Enem 2021 poderão participar do processo seletivo Sisu/UFMG 2022
Enem 2021 terá provas nos formatos impresso e digitalGabriel Araújo | UFMG

As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2021 estão abertas até as 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 14 de julho, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A inscrição custa R$ 85.

Participar da edição do Enem 2021 é pré-requisito obrigatório para os interessados em ingressar em um dos  91 cursos de graduação presenciais da UFMG, cujas vagas serão preenchidas por meio do processo de seleção Sisu/UFMG- 1ª edição 2022.

O informe oficial pode ser consultado no site Sisu/UFMG, onde também serão divulgadas, oportunamente, todas as informações sobre a próxima edição desse processo seletivo.

Provas
As provas do Enem 2021, nos formatos impresso (com versão em Libras) e digital, também com versão em Libras, serão aplicadas nos dias 21 de novembro (13h30 às 19h, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h) e 28 de novembro, quando as provas serão encerradas 30 minutos mais cedo (às 18h30, horário oficial de Brasília).

No primeiro dia, o exame terá 5h30 de duração e constará de quatro provas objetivas que avaliarão as áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, 28 de novembro, os candidatos farão provas das áreas de Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, com cinco horas de duração.  

Para os candidatos que precisarem de atendimento especializado, o prazo de solicitação no Inep é o mesmo para inscrições (até 14 de julho). O uso do nome social no exame também é um direito dos candidatos, que terão o período de 19 a 23 de julho para formalizar a solicitação. 

Mais orientações estão disponíveis no site do Inep.