Formas de Ingresso

Juntas, as três unidades oferecem 252 vagas

Placa afixada em frente ao Colégio Técnico, que oferece 180 vagas
Placa afixada em frente ao Colégio Técnico, que oferece 180 vagas Coltec

Até 11 de outubro, estão abertas as inscrições, exclusivamente pela internet, dos processos seletivos do Colégio Técnico  (Coltec), do Centro Pedagógico (CP) – 1º ano do ensino fundamental – e do Teatro Universitário (TU), para ingresso no primeiro semestre de 2020. Essas unidades fazem parte da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (Ebap/UFMG). Os processos seletivos são de responsabilidade da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve).

O Coltec oferece vagas para ingresso na primeira série dos cursos técnicos de nível médio integrado. As vagas são distribuídas entre cinco formações técnicas: eletrônica, desenvolvimento de sistemas, automação industrial, análises clínicas e química.

São ofertadas 180 vagas – 36 para cada um dos cursos, com reserva de vagas para egressos de escolas públicas, pessoas com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas e pessoas com deficiência. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou estar regularmente matriculado no último ano desse nível de ensino ou de curso equivalente.

Sorteio
Escola pública responsável pela oferta do ensino fundamental, o Centro Pedagógico adota como forma de ingresso dos alunos o sorteio de vagas. O candidato sorteado terá vaga garantida para o 1º ano e direito a cursar até o 9º ano, desde que conclua esse nível de ensino antes de completar 18 anos.

Poderão concorrer crianças que nasceram entre 1º de abril de 2013 e 31 de março de 2014. O sorteio terá como base o resultado do concurso da Loteria Federal do dia 2 de novembro ou dos concursos subsequentes, caso seja necessário. Serão sorteadas 50 vagas, 47 para ampla concorrência e três para candidatos com deficiência, para ingresso no 1º ano do ensino fundamental em tempo integral.

Formação de atores
O curso técnico de formação de atores do Teatro Universitário oferta 22 vagas para candidatos que completaram 16 anos até a data da matrícula e que estejam cursando, em concomitância externa, ou tenham concluído o ensino médio completo ou curso equivalente.

A reserva de vagas destina-se a egressos de escola pública, pessoas com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas e pessoas com deficiência. Das vagas, 50% são reservadas para candidatos que cursaram o ensino fundamental integralmente em escolas públicas brasileiras, e as demais, para a ampla concorrência.

Os editais dos três processos seletivos estão disponíveis no site da Copeve, onde as inscrições devem ser efetuadas. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (31) 3409-7468 e 3409-4749 ou pelo e-mail secretaria-tu@ebap.ufmg.br.