Internacional

Abertas inscrições para propostas de estudos transdisciplinares sobre a América Latina

Parceria do Ieat com o Calas, centro mexicano de pesquisas avançadas, busca estimular novos enfoques metodológicos para compreender as identidades e crises na região

Centro Universitário de Ciências Sociais e Humanas, campus Belenes, sede do Calas, no México
Centro Universitário de Ciências Sociais e Humanas, no campus Belenes, sede do Calas, no México Foto: Portal Calas | Universidade de Guadalajara

O Programa Cátedras Calas/Ieat, parceria do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat/UFMG) com o Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (Calas), sediado na Universidade de Guadalajara, no México, recebe inscrições de projetos para realização no âmbito da UFMG, em abril de 2024. As propostas de pesquisa devem abordar, de forma transdisciplinar, a temática Identidades estratégicas e crises na América Latina.

A Cátedra Calas/Ieat, formada por consórcio de universidades latino-americanas e alemãs, visa contribuir com o desenvolvimento de novos enfoques metodológicos e analíticos para compreender as transformações e crises no continente latino-americano, por meio de projetos de pesquisa que tenham por base questões norteadoras em estudo no Laboratório do Conhecimento do Calas, sediado no Centro Universitário de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Guadalajara.

Os projetos deverão discutir questões relacionadas ao modo como as crises provocam e tornam visíveis profundas mudanças sociais – ou são sintomas delas – e como essas mudanças são percebidas e refletidas por diversos atores sociais em diferentes campos – da política aos movimentos sociais, passando pela economia, a produção cultural e a mídia.

O candidato deve apresentar anuência de um pesquisador da UFMG, que o apoiará na coordenação de suas atividades na Universidade.  

As submissões podem ser feitas até 7 de janeiro de 2024, por meio de preenchimento de formulário eletrônico e do envio de documentos listados na chamada, na qual também estão descritos os critérios para a candidatura e as tarefas previstas pela Cátedra. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 55 31 3409-6652 ou pelo e-mail editais@ieat.ufmg.br.

Com Assessoria de Comunicação do Ieat/UFMG