Extensão

UFMG sediará terceira edição da Escola de Verão da AUGM

Atividade de extensão focada em educação em direitos humanos será realizada em fevereiro de 2023

Criada no âmbito da Associação das Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), a Cátedra Aberta de Direitos Humanos promove, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex), a terceira edição da Escola de Verão, iniciada em 2020. O curso de extensão, que ocorrerá em fevereiro de 2023, abordará temas da educação em direitos humanos. 

Princípios, valores e aspectos que marcam esses direitos serão debatidos à luz do contexto dos países da América Latina. Alguns dos temas do curso são a importância dos direitos humanos para o fortalecimento da democracia, igualdade de gênero, raça e desafios da segurança pública. A formação será ministrada por docentes de universidades vinculadas à AUGM. 

O curso é aberto à participação de todos os interessados, em especial estudantes de graduação e pós-graduação, professores, servidores técnico-administrativos de universidades, gestores de políticas públicas e participantes de movimentos sociais e associações da sociedade civil.

A inscrição, gratuita, deve ser feita mediante preenchimento de formulário eletrônico, aberto até a data de início da atividade. O formulário está disponível em português e espanhol

As aulas serão realizadas no período de 13 a 17 de fevereiro, das 8h30 às 17h, em modelo presencial, no CAD 2 (auditório 104) do campus Pampulha. O número de vagas ofertadas corresponde a capacidade do espaço (290 pessoas). Com carga horária de 30 horas/aula, a formação rende certificado aos participantes que concluírem 75% das atividades. 

Formação discute a importância dos direitos humanos para o fortalecimento da democracia
Formação discute o papel dos direitos humanos no fortalecimento da democracia Foto: Lucas Braga | UFMG

Integração
A Cátedra Aberta de Direitos Humanos da AUGM é atualmente coordenada pela UFMG, por meio da Proex. A organização da terceira edição da Escola de Verão é apoiada pela Universidade dos Direitos Humanos (UDH) e pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). A primeira edição ocorreu em fevereiro de 2020, presencialmente, no campus Pampulha. Já a segunda, de maio a junho de 2021, remotamente, em virtude da pandemia.

A AUGM reúne 41 universidades sediadas na Argentina, na Bolívia, no Brasil, no Chile, no Paraguay e no Uruguai. A atual presidente é a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida. A Escola de Verão é uma das ações promovidas pela cátedra para fortalecer a pauta dos direitos humanos no continente e a integração e cooperação entre os países da região.

Com Assessoria de Comunicação da Proex