Arte e Cultura

Fotografias de antropólogo indígena retratam luta contra a opressão

Exposição de Edgar Kanaykõ Xakriabá, mestre pela Fafich, é uma das atrações da abertura do 52º Festival de Inverno UFMG

Nesta segunda-feira, 14 de setembro, a partir das 21h45, no canal Cultura UFMG no YouTube, ocorre o lançamento da exposição fotográfica Resistência: Siwẽttêt, do fotógrafo e mestre em Antropologia pela UFMG Edgar Kanaykõ Xakriabá. 

A mostra virtual, que integra programação da abertura do 52º Festival de Inverno UFMG, vai exibir trabalhos desenvolvidos ao longo de toda a carreira do fotógrafo e busca retratar a luta dos povos indígenas contra um genocídio iminente que ameaça seus corpos, sabedoria, natureza e cultura: “Siwẽttêt, na língua Akwe Xakriabá, remete a algo como luta, força e resistência; na verdade, é quase um conceito. Por isso, eu trouxe esse nome para minha exposição. Trata-se de algo que procuro transmitir em minhas fotografias”, explica Edgar.

O antropólogo teve seu primeiro contato com a câmera ainda na adolescência e descobriu nas imagens uma maneira de lutar contra a opressão histórica sofrida pelos povos indígenas. Suas fotografias revelam o entendimento do mundo pelo olhar indígena que atravessa as lentes. As imagens têm profunda relação com os ensinamentos dos mais velhos e com a vivência na comunidade, desvelando outros mundos possíveis.

Equipe: Artur Horta (produção), Marcia Botelho (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)