Notícias Externas

Abril Azul: autismo do ponto de vista das mulheres é tematizado no Conexões

Jornalista Selma Silva foi diagnosticada com TEA já adulta

Escritora mantém canal no YouTube sobre o tema com a filha, Sophia Mendonça
Escritora mantém canal no YouTube sobre o tema com a filha, Sophia Mendonça Reprodução/Instagram @mundo.autista

O Abril Azul é marcado pela conscientização sobre o autismo, com inspiração no dia 2 do mês, que é a data dedicada ao tema em todo o mundo. Cerca de 70 milhões de pessoas pelo globo estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou seja, 1% da população, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data busca ajudar a desconstruir os preconceitos na sociedade e combater as diversas desinformações sobre o assunto.

Esse trabalho também é feito o ano todo pela jornalista e escritora Selma Sueli Silva. Diagnosticada com a condição em 2016, ela mantém o canal O Mundo Autista em parceria com a filha, Sophia Mendonça, uma mulher trans também com TEA.

Das diversas questões que atravessam o tema, o programa Conexões dessa segunda, 4, hoje debateu a mulher autista, como o ser mulher atravessa o autismo. Quem participou dessa conversa foi a apresentadora, youtuber,  jornalista, escritora, radialista, diretora e uma das fundadoras do portal ‘O Mundo Autista’, Selma Sueli Silva.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Para acompanhar o trabalho da entrevistada, acesse o portal e canal no YouTube de Selma Sueli Silva. Ela também é autora de diversas publicações sobre o tema, como Minha Vida de Trás pra Frente, Dez Anos Depois e Autismo no Feminino.

Produção: Nicolle Teixeira, sob orientação de Luiza Glória e de Breno Rodrigues
Publicação: Alessandra Dantas